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Descubra os benefícios da Castanha do Pará





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Muito se fala das riquezas naturais de nosso Brasil. Com uma flora rica e diversa, cada região do país conta com espécies de plantas, flores e árvores únicas e especiais. Muitas delas são conhecidas pelas propriedades benéficas para o corpo humano de suas frutas e sementes e é justamente sobre isso que vamos abordar hoje. Temos certeza de que você já ouviu falar - e provavelmente já experimentou - a castanha-do-pará.

Seja pelos seus benefícios, seja pelo seu sabor, essa pequena oleaginosa faz muito sucesso entre os brasileiros, mas não somente. Já faz muito tempo que ela se difundiu pelo mundo e conquistou diversos adeptos nos quatro cantos. Apesar disso, ela não perdeu sua forte relação com nossa terra: lá fora ela é chamada de Brazilian Nut, ou, em bom português, "Castanha-do-Brasil".

Pois é. Típica das regiões úmidas da Floresta Amazônica, a castanha-do-pará é tão brasileira quanto qualquer um de nós. Você sabia, aliás, que essa pequena é a semente de uma árvore chamada Castanheira-do-Pará? O nome é bastante sugestivo!


Bastante versátil, a castanha-do-pará pode ser incorporada à alimentação de muitas formas. Ela é usualmente degustada como um aperitivo ou petisco. Isso se deve ao fato dela ser pequena e saborosa, ideal para ser comida em forma de porções. No entanto, como explicaremos mais à frente, apesar do sabor e da riqueza de nutrientes, ela deve ser apreciada com moderação.


Outras formas de incluí-la na gastronomia cotidiana é utilizá-la em forma de farinha, para substituir ou complementar a farinha de trigo. Ela vai muito bem em receitas de bolos, salgados, tortas e doces. Há, ainda, quem goste de utilizá-la cortada em pequenos pedaços para adicionar mais sabor e crocância aos alimentos.


UMA PEQUENA-GRANDE ALIADA DA SAÚDE

A castanha-do-pará é pequena apenas no tamanho. Quando o assunto é nutrientes e benefícios para a saúde, ela se transforma em uma gigante. Uma única semente possui grandes quantidades de gorduras boas, aquelas que reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam os níveis do colesterol bom (HDL).


Além de gorduras, ela também conta com grande volume de fibras. Esses nutrientes são fundamentais para a regulação e o bom funcionamento do intestino. Além disso, eles ajudam a prolongar a sensação de saciedade, fazendo com que a vontade de comer diminua. Assim, ela também é uma excelente opção para quem está realizando dieta de emagrecimento.

A castanha brasileira ainda contém diversos outros benefícios em quantidades pra lá de significativas. Entre eles estão o magnésio, fósforo, zinco, vitamina E e vitamina B1. Ela também contém um mineral chamado Selênio, que merece uma explicação à parte mais aprofundada.

O selênio possui um efeito antioxidante poderoso, pois é essencial para a formação de uma enzima chamada glutationa peroxidase. Essa enzima é capaz de neutralizar os radicais livres do corpo, combatendo assim doenças do coração, neurológicas, inflamações e mesmo o envelhecimento precoce.

O selênio também é importante para o bom funcionamento da tireóide, pois ajuda na produção dos hormônios T3 e T4. Uma única semente possui nada menos do que entre 200 e 400 microgramas de selênio. Para se ter ideia de como ela é rica nesse mineral, saiba que um adulto precisa de algo em torno de 55 microgramas diários do nutriente.

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