Header Ads

Corredores precisam fortalecer o Quadril




Exercícios para o quadril te ajudam a melhorar a passada na corrida. É por isso que os flexores do quadril – os músculos que permitem a flexão da articulação da região – têm um papel enorme para uma corrida fluida. Caso contrário, um conjunto de flexores encurtados pode realmente comprometer sua técnica.

Com isso, a musculatura do quadril vem, cada vez mais ganhando atenção em traumatologia esportiva. Acredita-se que os músculos glúteo médio e mínimo, principais estabilizadores do quadril, evitam que o joelho "caia para dentro" quando fortes e de rápida contração. Dessa maneira, a pessoa não adota a postura que chamamos de "valgo dinâmico", muito comum em mulheres que praticam corrida de rua.

Conectando a coluna ao fêmur, o iliopsoas é o grupo dos músculos mais fortes dos flexores do quadril e é quem ajuda a contrair e puxar a coxa em direção ao tronco, permitindo que você leve o joelho em direção ao peito quando corre

Falando em outros muscúlos que atual no quadril, é importante falar do Complexo Póstero-Lateral do Quadril (CPL do quadril).

Os músculos que formam esse complexo, exercem as seguintes funções: abdução do quadril, extensão do quadril e rotação lateral do quadril.

O Glúteo Médio é considerado o principal músculo que compõe o CPL do quadril, mas ele não pode agir sozinho para prevenir movimentos inadequados e compensatórios.

Por isso o Músculo Glúteo Máximo, o Músculo Piriforme, os Músculos Gêmeos (Superior e Inferior), os Músculos Obturadores (Obturador Externo e Obturador Interno) e o Músculo Quadrado Femoral precisam ser trabalhados e fortalecidos para agirem em conjunto, tratando ou prevenindo diversas disfunções dos membros inferiores e coluna (principalmente a lombar).

Portanto, o fortalecimento desses músculos ajudarão o corredor a ter um equilibrio maior e melhor desempenho na sua atividade. Treinos de força, mobilidade e alongamento nunca foram considerados tão importantes para os corredores quanto atualmente.

image.png




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário