Header Ads

7 itens de uma boa Avaliação Física



A avaliação física compreende em identificar o condicionamento físico. É o pontapé inicial para começar um bom programa de treinamentos, sairdo sedentarismo e melhorar a qualidade de vida ou rendimento esportivo.

Os testes são divididos em antropométricos, que medem a composição corporal, e, ergométricos, que medem a aptidão cardiorrespiratória, ou seja, a sua capacidade de realizar exercício de intensidade moderada a alta, com grande grupo muscular, por períodos diversos. A realização de tal exercício depende do estado funcional dos sistemas respiratório, cardiovascular e músculoesquelético. Com a avaliação física, você fica sabendo a sua real possibilidade de praticar qualquer modalidade, de que forma você deve fazer isso e o quanto você pode progredir com segurança.



Uma avaliação física eficaz e eficiente deve conter:

ANAMNESE: perguntas para identificar histórico esportivo e pessoal; problemas de saúde; restrições médicas e medicamentos utilizados; e os objetivos do praticante.

PERIMETRIA (CIRCUNFERÊNCIAS): feitas com uma trena antropométrica (medimos as circunferências de membros superiores, tronco e membros inferiores).

COMPOSIÇÃO CORPORAL: verificamos o peso e a altura atuais e detectamos o percentual de gordura, peso de gordura, peso de massa muscular, peso ideal e índice de massa corporal (IMC).

ANÁLISE POSTURAL: através de quatro posições, analisamos e indicamos desvios posturais que podem interferir no treinamento e na vida cotidiana da pessoa, e indicamos exercícios para melhorar a postura do avaliado.

TESTE DE FLEXIBILIDADE: podemos medir, os níveis de flexibilidade e amplitude articular das principais articulações e alongamento da musculatura.

TESTES DE FORÇA: utilizamos teste abdominal e de flexões de braços para verificar a resistência muscular destas áreas e possíveis pontos de dores que possam limitar a realização correta dos exercícios.

TESTE CARDIORRESPIRATÓRIO: pode ser feito de maneira direta, através do teste físico, ou de maneira indireta, calculada por fórmulas. Determinamos a frequência cardíaca máxima e todos os limites de treinamento, além de verificar a pressão arterial durante o esforço e o nível de esforço muscular de membros inferiores (quando necessário).

Com esse aparato de informações o profissional consegue dar um pontapé inicial nas atividades físicas com direcionamento, segurança e qualidade nos resultados. Mas o trabalho da avaliação física não termina por ai, se faz necessário (e tão importante), a reavaliação periódica com o intuito de se quantificar a melhora nas capacidades físicas, verificar se os resultados apontam para o objetivo e corrigir eventuais falhas na prescrição e nos resultados obtidos até então. A reavaliação física deverá ser realizada entre 2 a 3 meses da primeira avaliação, e assim, consecutivamente.

Se você quiser aprimorar seus estudos na area de Avaliação Física, é recomendável que conheça o Curso de Avaliação Física Total para Treinamento Individualizado do Viajando pela Fisiologia. Clique aqui!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário