Header Ads

5 atividades para o Futebol na Educação Física Escolar









O futebol na escola tem uma função muito importante, principalmente para a motivação dos alunos. É difícil encontrar um aluno que não goste dessa atividade na aula de Educação Física.

Portanto, devemos ensinar ao aluno gostar do esporte, ensinar o futebol com brincadeiras, com diversão, com carinho, com atenção, com liberdade, pois antes de qualquer ensinamento, o aluno precisa aprender a gostar do que faz, sem precisarmos enganar os alunos com promessas de um futuro glorioso e levá-los a engolir treinamentos exaustivos, práticas desagradáveis, tristes, repetitivas ou autoritárias e fazer com que acreditem que isso os transforme em futuros craques.

Para facilitar o trabalho, segue abaixo 5 atividades de futebol para trabalhar  com os alunos na escola:

1) Nome da atividade: "ESCAPE"
Objetivo: Jogo coletivo; Superar o adversário; Acertar o alvo; Oferecer-se e orientar-se.
Materiais necessários: 1 bola e coletes para dividir as equipes.
Descrição: duas equipes de 12 jogadores jogam na quadra de futsal. 6 jogadores de cada equipe enfrentam-se dentro da quadra, podendo cada jogador dar apenas 2 toques na bola. Os outros 6 jogadores da mesma equipe serão distribuídos fora da quadra. Os "escapes" só podem dar 1 toque na bola.

2) Nome da atividade: "EQUILÍBRIO"
Objetivo: Jogo coletivo; Superar o adversário;
Materiais necessários: 10 bolas e coletes para dividir as equipes.
Descrição: na quadra de futsal, duas equipes enfrentam-se num jogo normal. Porém, cada jogador deve jogar, segurando uma bola com as duas mãos (não pode soltar as mãos da bola), para trabalhar o equilíbrio. Todos os jogadores serão numerados (1 a 10) e cada vez que uma bola sai de jogo, o professor "grita" um número e o jogador responsável por esse número põe a bola no chão e continua o jogo. A atividade acaba quando todas as bolas forem utilizadas.

3) Nome da atividade: "FUTEBOL DE DUPLAS E TRIOS"
Objetivo: Jogo coletivo; Superar o adversário;
Materiais necessários: 1 bola e coletes para dividir as equipes.
Descrição: Será realizado um jogo de futsal/futebol porém serão formadas duplas e trios em cada equipe. As duplas e trios não poderão soltar as mãos. Se isto acontecer a equipe será punido com um tiro livre direto, realizado na marca dos 10 metros.

4) Nome da atividade: "JOGO DOS ALVOS NUMERADOS"
Objetivo: Acertar o alvo; Transportar a bola ao objetivo; Jogo coletivo; Superar o adversário.
Materiais necessários: 1 bola, 8 cones e coletes para dividir as equipes.
Descrição: Serão formadas duas equipes de cinco jogadores cada, 4 jogadores de linha e um goleiro. O jogo será composto por dois gols, com goleiros, mais 4 pequenas balizas distribuídas pela quadra. Estes gols e balizas serão numerados de 1 a 6. No início acontece um jogo normal, utilizando os 2 gols oficiais. A partir de determinado momento, o professor indica um nú mero e as duas equipes buscam marcar gol na baliza a que este número se refere.

5) Nome da atividade: "PROTEÇÃO DE BOLA"
Objetivo: Superar o adversário.
Materiais necessários: bolas.
Descrição da atividade: Divide-se a quadra em vários setores, de acordo com o número de alunos e tamanho da quadra. Em cada setor jogarão dois alunos, sendo um "atacante" e um "defensor" (1x1).
A atacante com a bola deverá buscar protegê-la tentando manter sua posse sem sair do setor. Ganha o ponto se a dupla "atacante" conseguir manter a bola sobre controle por determinado tempo.

Quer ter mais atividades para a sua aula?  Clique na imagem abaixo e conheça o TOP 100 Futebol Escolar




Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.