Header Ads

Comportamento pode causar lesão ao corredor

Descubra Influências para a Adesão e Aderência ao Exercício Físico

Estava conversando com um amigo e ele me pedia dicas para não se lesionar tanto na prática da corrida. Relatou que era a 'diversão' que ele tinha e servia como válvula de escape para os problemas do dia a dia. Se eu considerasse só o que ele estava me dizendo, não justificava. Mas como o conheço, ficou claro que o comportamento dele frente as lesões era o fator agravante para que essas lesões se repetissem.  Vou explicar.

Quando um profissional diz para você que o descanso é necessário, ele é necessário, pode acreditar. Se você tem o fim de semana para descansar do dia a dia da semana, porque o seu corpo não teria que descansar da rotina de treinos. A falta de descanso é um fator que leva muitos praticantes a terem lesões seguidas, principalmente porque, como geralmente não são grandes lesões, muita gente encara como "superação". E, na maioria das vezes, causa essa sensação que meu amigo descreveu acima.

Outra coisa que faz essa sensação de estar sempre lesionado e não terminar um tratamento proposto. Muitos corredores acham que, porque houve uma melhora dos sintomas, já podem voltar a atividade, mesmo com intensidade diferente. Na maioria dos casos, a afirmação é: "Não consigo ficar sem correr". O fato de ser incapaz de se manter em repouso por um período, mesmo que curto, entra no âmbito da psicologia e vem sendo um assunto cada vez mais frequente nas conversas entre profissionais da saúde que cuidam de corredores. Mais importante do que quanto a pessoa corre pode ser quanto a pessoa descansa. É, de ovo, a questão do descanso entrando no treinamento.

É preciso controlar a ansiedade (já escrevi sobre isso aqui no blog) para não deixar que o comportamento influa na lesão.

Bons treinos!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário