Header Ads

5 exercícios para aliviar as Dores na Coluna



5 exercícios para aliviar as dores na coluna
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 85% da população mundial terá, no mínimo, um episódio de dor nas costas ao longo da vida. Ao contrário do que se pensa, o sedentarismo, considerado um dos males do século, é apenas um de diversos fatores que podem desencadear o desconforto. Geralmente, as queixas são decorrentes de aspectos individuais, psicossociais, biomecânicos ou ocupacionais.
Se o trabalho de uma pessoa envolve uma postura estática, sentada por tempo prolongado ou levantamento de peso, ela provavelmente experimentará um quadro de dor nas costas em algum momento. O sedentarismo apenas contribui para o aparecimento do problema mais cedo.
Entretanto, os riscos do sedentarismo ainda são eminentes. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais não praticaram qualquer esporte ou atividade física em 2015. O sedentarismo pode causar problemas desde físicos até mentais. Atrofia muscular (perda da massa magra), obesidade, perda da flexibilidade e mobilidade, dificuldade de realizar tarefas simples (como sentar e levantar), aumento do risco de desenvolver problemas cardíacos, diabetes, estresse e distúrbios do sono fazem parte da lista dos danos causados pelo sedentarismo.
Boa parte da culpa dos episódios de dores nas costas é da má postura, que tem como consequência a sobrecarga em músculos, ligamentos e outros tecidos. Uma boa postura é algo que deve sempre ser trabalhado, pois ajuda o corpo a funcionar melhor, prevenindo doenças degenerativas (como artrites e artroses). Outros benefícios são a diminuição da sobrecarga na coluna vertebral, o correto funcionamento do diafragma e até uma melhora na digestão pela descompressão da parte baixa do abdômen, podendo ajudar também na autoestima por conta do 'reposicionamento' da gordura abdominal.
Para aliviar o desconforto, veja os cinco exercícios a seguir, porém, cada caso é um caso e ao menor sinal de desconforto em qualquer posição/movimento, um especialista deve ser consultado.
Exercício 1
Deitado de barriga para cima, estenda uma perna e traga o outro joelho em direção ao peito, segurando-o por pelo menos 30 segundos. Repita o movimento com a outra perna.
Exercício 2
Deitado de barriga para cima, traga os dois joelhos em direção ao peito e abrace as pernas, mantendo a posição por 30 segundos.
Exercício 3
Deitado de barriga para cima, com os joelhos flexionados e unidos, pés no chão e braços abertos na linha dos ombros, rode as pernas para um lado mantendo os ombros no chão e a posição por 30 segundos.
Exercício 4
Em posição de quatro apoios, mãos alinhadas com os ombros e joelhos com os quadris, "empurre" a coluna para cima, acentuando a curvatura da coluna torácica, e para baixo, acentuando a curvatura da coluna lombar. Faça de 5 a 6 movimentos lentos.
Exercício 5
Mantendo a posição inicial do exercício anterior, sente nos calcanhares mantendo a palma das mãos no chão e a posição por 30 segundos.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário