Header Ads

Variação na intensidade do exercício traz melhores resultados







Ao começar ou desenvolver uma atividade física, o praticante deve estar atento ao ritmo e a forma de execução da mesma. Por ser uma atividade global, o exercício físico não tem restrição de idade, sendo assim para todo mundo que quiser praticá-lo. E para não trazer nenhum problema de saúdem deve-se respeitar os limites físicos de cada um. 

A frequência respiratória é um marcador de intensidade de exercício assim como a própria frequência cardíaca.

A diferença entre as duas frequências é que a de batimentos cardíacos aumenta sempre de forma proporcional com o aumento do ritmo ou intensidade do exercício. O método mais utilizado para aferir a intensidade do esforço é exatamente monitorar os batimentos do coração.

Para a frequência respiratória não existe um monitor para aferição, e não é comum ninguém ficar contando quantas vezes respira por minuto. A tentativa de fazer esta contagem muito provavelmente levaria a uma interferência voluntária no ritmo respiratório, o qual ao contrário da frequência cardíaca pode ser alterado quando ‘pensamos’ para respirar.

Entretanto, o ritmo respiratório aumenta com a intensidade do exercício até que num determinado momento ocorre um aumento rápido e acentuado.

Curta nossa página no Facebook

Para que a atividade tenha um melhor resultado, no entanto, é importante aumentar e variar a carga e intensidade dos exercícios.  Muita gente, por exemplo, diz que caminha 30 minutos 5 vezes na semana há vários anos, mas parou de emagrecer em algum momento. Essas pessoas tem que entenderem que as cargas precisam ser evoluídas e que é importante variar a intensidade, elas podem perder os benefícios que a atividade proporciona.

Portanto, o ideal é sempre evoluir progressivamente - respeitando os limites de cada um - para que o efeito seja ainda mais satisfatório. Vale lembrar, porém, que o exercício só é realmente eficaz se for associado a uma alimentação equilibrada.

Cuidado com as lesões, com a carga envolvida e vamos variar a intensidade do exercício para que os resultados apareçam de forma mais satisfatória


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.