Header Ads

Atividades físicas auxiliam no reencontro de corpo e mente



Transtornos como ansiedade, depressão, bipolaridade e síndrome do pânico, entre outros, precisam de tratamentos médicos completos e devem ser levados a sério, assim como qualquer doença. Visitas ao psiquiatra, uso de medicamentos, quando receitados, e acompanhamento psicológico costumam ser os principais eixos de tratamento. Porém, existe um grande aliado que também pode - e deve - fazer parte das ferramentas usadas na manutenção da qualidade de vida desses pacientes: o exercício físico.

A indicação tem embasamento médico e científico. O neurologista e neurocirurgião Sizenando da Silva Campos Junior afirma que, para funcionar melhor, o cérebro precisa de boa oxigenação e fluxo sanguíneo regular. "Quando fazemos atividades físicas, estimulamos a circulação, mantendo a saúde dos vasos sanguíneos em dia e promovendo o funcionamento correto do sistema nervoso."

Um sistema nervoso saudável ajuda na prevenção de distúrbios e, no caso das pessoas que já apresentam diagnósticos de transtorno, a estimulação auxilia na sensação de bem-estar. Sizenando diz que a atividade física previne inflamações e o estresse oxidativo, que reduz os mecanismos de defesa do organismo. "A atividade física provoca a liberação de substâncias químicas chamadas endorfinas e substâncias com características anti-inflamatórias. Isso promove a sensação de bem-estar e auxilia em doenças com quadros depressivos", explica.

O neurologista reconhece que, dependendo do nível do distúrbio e da condição do paciente, o simples ato de sair para praticar o exercício físico pode ser uma grande dificuldade, por isso ressalta a importância do tratamento médico. "Uma das primeiras coisas afetadas nesses pacientes é a disposição física. Em casos mais graves, a pessoa tem dificuldade em se levantar da cama. Nessas situações, é importante o uso de medicação e terapias que despertem a disposição."

A ioga é de grande auxílio no caso de pessoas que lutam com algum tipo de problema psicológico e pode ser adaptada de acordo com a necessidade e a idade de cada pessoa. É fundamental que ele perceba que pode aprender e dominar a prática por si mesmo, que é capaz de mudar toda a sua vivência."

Os princípios básicos da ioga  são simples e trabalham o físico de forma que ele vai moldando a mente. A respiração, muito trabalhada nessa prática, chama o aluno para si mesmo, permitindo que alcance uma reconexão consigo mesmo.

Os sistemas fisiológicos precisam estar organizados para que exista a sensação de bem-estar. Pessoas com transtornos psiquiátricos ou psicológicos se encontram com o organismo em desequilíbrio e, quando enfrentam situações de estresse, recebem um estímulo com o qual o corpo não conseguem lidar.

O sistema nervoso não consegue se regular, ocorre a descarga de adrenalina no sangue e os batimentos cardíacos aumentam a frequência para levar sangue aos músculos, que se tensionam para que a pessoa fuja, enfrente o problema ou mesmo para que se dissocie da situação. Se o indivíduo não dá vazão, a tensão permanece no organismo, em níveis muscular e vascular, afetando o funcionamento do corpo.

Ao fazer exercícios físicos, as tensões acumuladas no organismo são liberadas aos poucos. Os músculos são trabalhados, ativam a circulação e colocam todos os sistemas do organismo em funcionamento, liberando endorfinas que trazem sensação de bem-estar e relaxamento. As atividades promovem ainda o equilíbrio da pressão arterial, e isso otimiza o trabalho das glândulas, que passam a produzir os hormônios com mais eficiência, auxiliando o corpo no combate do transtorno.

Os exercícios aeróbicos são movimentos musculares ritmados que envolvem o funcionamento contínuo do coração associado ao sistema respiratório. Também são atividades que promovem uma consciência muito ativa dos movimentos, contribuíndo para um engajamento mental, além do físico.

Ao enfrentar dificuldades, o indivíduo se desconecta de si mesmo e o exercício permite que ele se reencontre, reconectando mente e corpo e ganhando consciência de si mesmo, processo valioso no tratamento de transtornos psicológicos. As atividades físicas também auxiliam pessoas com transtornos a se reconectarem com outros indivíduos. O engajamento social é uma das formas de trabalhar o sistema autônomo nervoso, para que ele tenha reações mais equilibradas quando confrontado ou em situação de conflito ou medo.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário