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Atividades físicas auxiliam no reencontro de corpo e mente





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Transtornos como ansiedade, depressão, bipolaridade e síndrome do pânico, entre outros, precisam de tratamentos médicos completos e devem ser levados a sério, assim como qualquer doença. Visitas ao psiquiatra, uso de medicamentos, quando receitados, e acompanhamento psicológico costumam ser os principais eixos de tratamento. Porém, existe um grande aliado que também pode - e deve - fazer parte das ferramentas usadas na manutenção da qualidade de vida desses pacientes: o exercício físico.

A indicação tem embasamento médico e científico. O neurologista e neurocirurgião Sizenando da Silva Campos Junior afirma que, para funcionar melhor, o cérebro precisa de boa oxigenação e fluxo sanguíneo regular. "Quando fazemos atividades físicas, estimulamos a circulação, mantendo a saúde dos vasos sanguíneos em dia e promovendo o funcionamento correto do sistema nervoso."

Um sistema nervoso saudável ajuda na prevenção de distúrbios e, no caso das pessoas que já apresentam diagnósticos de transtorno, a estimulação auxilia na sensação de bem-estar. Sizenando diz que a atividade física previne inflamações e o estresse oxidativo, que reduz os mecanismos de defesa do organismo. "A atividade física provoca a liberação de substâncias químicas chamadas endorfinas e substâncias com características anti-inflamatórias. Isso promove a sensação de bem-estar e auxilia em doenças com quadros depressivos", explica.

O neurologista reconhece que, dependendo do nível do distúrbio e da condição do paciente, o simples ato de sair para praticar o exercício físico pode ser uma grande dificuldade, por isso ressalta a importância do tratamento médico. "Uma das primeiras coisas afetadas nesses pacientes é a disposição física. Em casos mais graves, a pessoa tem dificuldade em se levantar da cama. Nessas situações, é importante o uso de medicação e terapias que despertem a disposição."

A ioga é de grande auxílio no caso de pessoas que lutam com algum tipo de problema psicológico e pode ser adaptada de acordo com a necessidade e a idade de cada pessoa. É fundamental que ele perceba que pode aprender e dominar a prática por si mesmo, que é capaz de mudar toda a sua vivência."

Os princípios básicos da ioga  são simples e trabalham o físico de forma que ele vai moldando a mente. A respiração, muito trabalhada nessa prática, chama o aluno para si mesmo, permitindo que alcance uma reconexão consigo mesmo.

Os sistemas fisiológicos precisam estar organizados para que exista a sensação de bem-estar. Pessoas com transtornos psiquiátricos ou psicológicos se encontram com o organismo em desequilíbrio e, quando enfrentam situações de estresse, recebem um estímulo com o qual o corpo não conseguem lidar.

O sistema nervoso não consegue se regular, ocorre a descarga de adrenalina no sangue e os batimentos cardíacos aumentam a frequência para levar sangue aos músculos, que se tensionam para que a pessoa fuja, enfrente o problema ou mesmo para que se dissocie da situação. Se o indivíduo não dá vazão, a tensão permanece no organismo, em níveis muscular e vascular, afetando o funcionamento do corpo.

Ao fazer exercícios físicos, as tensões acumuladas no organismo são liberadas aos poucos. Os músculos são trabalhados, ativam a circulação e colocam todos os sistemas do organismo em funcionamento, liberando endorfinas que trazem sensação de bem-estar e relaxamento. As atividades promovem ainda o equilíbrio da pressão arterial, e isso otimiza o trabalho das glândulas, que passam a produzir os hormônios com mais eficiência, auxiliando o corpo no combate do transtorno.

Os exercícios aeróbicos são movimentos musculares ritmados que envolvem o funcionamento contínuo do coração associado ao sistema respiratório. Também são atividades que promovem uma consciência muito ativa dos movimentos, contribuíndo para um engajamento mental, além do físico.

Ao enfrentar dificuldades, o indivíduo se desconecta de si mesmo e o exercício permite que ele se reencontre, reconectando mente e corpo e ganhando consciência de si mesmo, processo valioso no tratamento de transtornos psicológicos. As atividades físicas também auxiliam pessoas com transtornos a se reconectarem com outros indivíduos. O engajamento social é uma das formas de trabalhar o sistema autônomo nervoso, para que ele tenha reações mais equilibradas quando confrontado ou em situação de conflito ou medo.

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