Header Ads

Características da Ginástica Localizada







http://www.fitwellnh.com.br/web-files/uploads/site/postagens/2/galeria/f-0033.jpg


A ginástica é um importante e relevante veículo para o alcance da saúde, em toda a sua plenitude,pois a mesma oferece benefícios físicos, sociais e psicológicos. Destacaria a ginástica localizada e suas variações como step/local,  jump/local, como a mais importante representante entre as outras modalidades de ginástica, a representante que melhor desenvolve as principais qualidades físicas relacionadas a saúde.

Para ser saudável é fundamental que o indivíduo tenha uma boa aptidão física, onde esta seria a capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem. Os componentes da aptidão física englobam diferentes dimensões, dimensões voltadas  para a saúde e abrangendo um maior número de pessoas, valorizando as variáveis fisiológicas (qualidades físicas) como potência aeróbica máxima, força, flexibilidade e componentes da composição corporal, podendo voltar-se também  para as habilidades desportivas em que as variáveis, tais como agilidade, equilíbrio, coordenação motora, potência e velocidade, são mais valorizadas, objetivando o desempenho desportivo.

Dentre as qualidades físicas  acima citadas venho destacar a inegável relevância da força na vida das pessoas. Inúmeras situações do nosso cotidiano utilizam a força em menor ou maior intensidade. Ao levantar-se da cama, sentar-se em uma cadeira ou a simples ação de carregar sacolas evocam a força muscular para a realização das mesmas.

A ginástica localizada oferece um gasto calórico alto. Normalmente essas aulas em circuito têm várias repetições com intervalos curtos. As cargas aumentam a potência, resistência, velocidade e a força, oferecendo after burn (o estímulo de intensidade variada acelera o metabolismo, oferecendo 12 horas ou mais de gasto calórico em descanso). Esse é um dos lucros dessa atividade física.

A resistência mais comum são os pesos, mas também é possível utilizar resistência hidráulica, eletromagnética, molas, elásticos e outros. Na ginástica localizada utiliza-se o peso do próprio corpo e /ou equipamentos, a ação da gravidade, com auxílio da música para o desenvolvimento e/ou manutenção da força e resistência muscular localizada. A ginástica localizada é o treinamento de força realizado de forma coletiva, onde muitas vezes utiliza-se movimentos integrados sem descartar os isolados (localizados) e devido a sua ampla exploração de recursos (halteres, caneleiras, barras, colchonetes, etc) e possibilidades de movimentos (amplitudes parciais, completas) acaba ganhando características comuns ao treino funcional sem perder a eficiência comprovada dos exercícios resistidos.

Esse tipo de ginastica é realizado com alguns movimentos repetitivos e focados diretamente em determinados grupos musculares, lembrando que cada seção deve ser separada com um pausa, para dar descanso aos músculos. Todo o trabalho é para dar definição em graus intensos aos músculos.

Use e abuse dessa modalidade, sempre tomando cuidado com as lesões. Até a próxima!



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.