Header Ads

Cardiopatas preferem medicamentos a hábitos saudáveis






http://coracaoevida.com.br/wp-content/uploads/2016/05/cardiopata.jpg

Um estudo divulgado em 2008 pela Secretaria de Estado da Saúde mostra um dado importante que despertou a atenção dos cardiologistas. Por mais que os pacientes cardíacos saibam da sua condição de saúde, eles possuem grande dificuldade em romper com os maus hábitos de vida e acreditam que apenas os medicamentos serão suficientes para manter a doença controlada. A pesquisa foi feita com 3.000 pacientes do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Mais da metade dos entrevistados não praticam nenhuma atividade física durante a semana e apesar de receberem orientação médica sobre alimentação, cerca de 40% dos entrevistados não consomem legumes e verduras diariamente, e apenas 18% deles consomem alimentos integrais todos os dias.

Sei que essa pesquisa tem 8 anos mas serve de alerta o quanto é importante que os profissionais de Educação Física estejam atentos quanto a manutenção de cardiopatas fora prática de exercícios.

Até mesmo cuidados básicos na hora de comprar produtos não são levados em consideração pelos cardiopatas. Cerca de 60% deles não adquirem no supermercado margarinas sem gordura trans, por exemplo.

O consumo de produtos como salsichas, linguiças e embutidos (altamente gordurosos e com excesso de sal) também faz parte da rotina de 60% dos entrevistados pelo menos uma vez por semana.

Os dados mostrados pela pesquisa são preocupantes, já que a ingestão de alimentos gordurosos e o sedentarismo são fatores de risco importantes para doenças do coração, como o infarto. O estilo de vida deve ser adotado mesmo por aqueles que já estão em tratamento, pois a medicação pode não ser suficiente para proteger o coração dos males de uma dieta ruim e do sedentarismo.

Segundo o departamento de nutrição clínica do instituto, para uma alimentação ideal é necessário incluir frutas, legumes e verduras no cardápio, reduzir a quantidade de sal (tanto como tempero quanto o que já vem em produtos industrializados), não ingerir produtos embutidos ou enlatados e restringir em até 150g o consumo diário de carne.

http://www.cardiominas.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/07/corrida_coracao_infarto_get62.jpg

É muito importante cada um de nós sempre enfatizar a importância do exercício físico para cardiopata e ara a população em geral. Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina. Recomendam-se no mínimo 30 minutos de atividade física cinco vezes por semana.

Até a próxima!



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.