Header Ads

Cardiopatas preferem medicamentos a hábitos saudáveis

http://coracaoevida.com.br/wp-content/uploads/2016/05/cardiopata.jpg

Um estudo divulgado em 2008 pela Secretaria de Estado da Saúde mostra um dado importante que despertou a atenção dos cardiologistas. Por mais que os pacientes cardíacos saibam da sua condição de saúde, eles possuem grande dificuldade em romper com os maus hábitos de vida e acreditam que apenas os medicamentos serão suficientes para manter a doença controlada. A pesquisa foi feita com 3.000 pacientes do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Mais da metade dos entrevistados não praticam nenhuma atividade física durante a semana e apesar de receberem orientação médica sobre alimentação, cerca de 40% dos entrevistados não consomem legumes e verduras diariamente, e apenas 18% deles consomem alimentos integrais todos os dias.

Sei que essa pesquisa tem 8 anos mas serve de alerta o quanto é importante que os profissionais de Educação Física estejam atentos quanto a manutenção de cardiopatas fora prática de exercícios.

Até mesmo cuidados básicos na hora de comprar produtos não são levados em consideração pelos cardiopatas. Cerca de 60% deles não adquirem no supermercado margarinas sem gordura trans, por exemplo.

O consumo de produtos como salsichas, linguiças e embutidos (altamente gordurosos e com excesso de sal) também faz parte da rotina de 60% dos entrevistados pelo menos uma vez por semana.

Os dados mostrados pela pesquisa são preocupantes, já que a ingestão de alimentos gordurosos e o sedentarismo são fatores de risco importantes para doenças do coração, como o infarto. O estilo de vida deve ser adotado mesmo por aqueles que já estão em tratamento, pois a medicação pode não ser suficiente para proteger o coração dos males de uma dieta ruim e do sedentarismo.

Segundo o departamento de nutrição clínica do instituto, para uma alimentação ideal é necessário incluir frutas, legumes e verduras no cardápio, reduzir a quantidade de sal (tanto como tempero quanto o que já vem em produtos industrializados), não ingerir produtos embutidos ou enlatados e restringir em até 150g o consumo diário de carne.

http://www.cardiominas.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/07/corrida_coracao_infarto_get62.jpg

É muito importante cada um de nós sempre enfatizar a importância do exercício físico para cardiopata e ara a população em geral. Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina. Recomendam-se no mínimo 30 minutos de atividade física cinco vezes por semana.

Até a próxima!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário