Header Ads

Perfil dos praticantes de atividade física no Brasil


Em geral, os freqüentadores de academias de ginástica são indivíduos com alta escolaridade, com motivação e recursos para a prática de atividades físicas e para uma alimentação saudável e com acesso a informações sobre nutrição e atividade física21.

Analisando o perfil geral dos praticantes de atividade física, verifica-se que grande parte são indivíduos jovens, seguidos por indivíduos de meia-idade. Em Campinas, SP, um estudo mostrou que mais de noventa por cento dos freqüentadores das academias tinham idade que variava entre 17 e 40 anos. Quanto à escolaridade, 57,2% declarou ter concluído ou estar cursando o terceiro grau, 39,5% informou estar cursando ou terem concluído o Ensino Médio, e apenas 3,2% declararam estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental22.

Em estudo realizado com uma amostra de 1696 indivíduos, com objetivo de analisar o perfil de praticantes de atividade física em academias no Município de Concórdia, SC, a média de idade dos praticantes de atividade física foi de 30 a 45 anos23. Esse dado assemelha-se com o encontrado por Duran et al (2004) que encontrou uma média de idade de 35,1 anos, com idade variando de 18,4 anos a 56,7 anos, entre os frequentadores de uma academia em Cotia, SP. Em relação à escolaridade, 31,3% tinham nível superior, 21,9% algum tipo de pós-graduação, 28,1% estava cursando nível superior e 18,8% tinham estudado até o ensino médio24.

Os estudos não mostram diferenças significativas em relação ao gênero dos frequentadores de academias e clubes, porém nas unidades do clube SESC no Distrito Federal um estudo mostrou que a maior concentração de indivíduos que praticam exercícios físicos são mulheres, jovens, detentores de boa formação acadêmica, alto poder aquisitivo, que vivem em situação de união estável, e cuja preferência de prática físico-esportiva é a ginástica. Em relação à faixa etária, a maioria dos indivíduos que praticava exercícios físicos encontrava-se entre 21 e 40 anos de idade, seguida do grupo etário de 41 a 60 anos25.

Neste estudo, também foi constatado que os indivíduos do gênero masculino tinham uma participação maior em esportes coletivos como o futebol e o vôlei, assim como na musculação e na corrida, enquanto que, entre as mulheres, a preferência é pela ginástica, hidroginástica, dança e caminhada. Quanto à escolaridade, 41,4% dos indivíduos da amostra do presente estudo possuem nível superior25.

O status econômico tem uma relação direta com a prática de exercícios físicos. Um estudo constatou que os participantes dos programas de exercício físico do SESC/DF com renda familiar acima de R$ 3.000,00 constituíam a maior parte da amostra estudada25.

Por geralmente terem um nível socioeconômico elevado e um ótimo grau de instrução, parte-se do pressuposto de que os praticantes de atividade física possuem conhecimentos básicos em relação à nutrição associada à prática de atividade física26. Porém, percebe-se que a alimentação dessas pessoas não se encontra adequada do ponto de vista nutricional, o que mostra a necessidade de haver orientação nutricional disponível para tal população, os auxiliando a atingir seus objetivos, esclarecendo dúvidas e desmistificando os muitos conceitos errôneos que correm nas academias24.

Um estudo realizado em uma academia na região norte do município de São Paulo, mostrou que o meio mais utilizado pelos praticantes de atividade física para saber sobre nutrição eram revistas, geralmente aquelas relacionadas à saúde e boa forma, internet, principalmente sites de busca e pelo educador físico, respectivamente21.

Em outro estudo realizado com objetivo de avaliar o conhecimento nutricional de atletas profissionais, verificou que ambos os grupos avaliados apresentaram conhecimento nutricional moderado. Porém, a pontuação obtida no teste por atletas amadores foi significativamente superior a dos atletas profissionais. Eles relataram que a população de atletas amadores foi composta exclusivamente por indivíduos do sexo feminino. Isso poderia influenciar os resultados, visto que o público feminino tem uma preocupação maior com a estética, o que faz com este grupo busque maiores informações sobre nutrição associada à atividade física8.

Tanto para desportistas como para atletas, uma alimentação adequada é necessária para suprir a demanda energética requerida pelo exercício, pois a mesma fornece uma ingestão ideal de nutrientes importantes para o rendimento físico. Nota-se a importância que o conhecimento sobre nutrição para prevenção de doenças é fundamental para ambas as populações8.

Fonte

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .