Header Ads

Biodança para a terceira idade




A Biodança para terceira idade tem como objetivo re-valorizar a pessoa do idoso e restituí-lo a sociedade como ser humano digno, saudável e com seus potencias em ação.
O processo de envelhecimento é uma expressão da totalidade do organismo e é  diferente em cada indivíduo, é regulado pelo hipotálamo (regulador das emoções). Neste sentido, está fortemente ligado a fatores emocionais. A idade não afeta a todos os órgãos e sistemas com a mesma intensidade. Cada ser  envelhece de forma diferente e neste processo interferem fatores hereditários, afetivos, estilo de vida e sexo. É uma espécie de reação em cadeia.

Atualmente, diversos estudos mostram o processo de envelhecimento como uma forma complexa de desenvolvimento, onde algumas funções diminuem, outras se mantêm e outras aumentam.

Funções que diminuem: memória recente, canalização do pensamento e da ação.


Funções que se conservam: integração de figuras, capacidade de informação e compreensão. Necessidade de integração afetiva.

Funções que crescem: consciência de estar vivo e visão da totalidade.
 
Estas observações nos mostram que os cinco potencias genéticos (vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência) são funções permanentes e essenciais do ser humano que só terminam com a morte. Para manter em funcionamento estes potenciais, mesmo que seja dentro de seus limites físicos, a Biodança propõe um esquema simples na reabilitação integral do ancião:

1. Revalorização: elevação da auto-estima e confiança em si mesmo. Processo de recuperação da identidade e da auto-imagem corporal. Recuperação do sentimento de ser útil.

2. Reabilitação física: elevação do nível de saúde. Restauração da marcha 
Motricidade, equilíbrio neurovegetativo e harmonia física.

3. Equilíbrio emocional: auxilia no combate dos estados de tristeza e depressão. Minimiza os sentimentos de angústia provocados pelo medo da  morte. Eleva a qualidade afetiva das relações familiares e interpessoais , bem como, melhora a comunicação.


Objetivos da Biodança para terceira idade:

§ Equilibrar funções psicológicas

§ Recuperação de habilidade motora

§ Melhorar funções respiratórias

§ Eliminar tensão, rigidez muscular e sintomas psicossomáticos

§ Restabelecer vínculos familiares e sociais

§ Reforçar a confiança em si mesmo

§ Estimular a plenitude e harmonia interna

§ Melhorar o estado de ânimo

§ Possibilitar o acesso à realidade


Resultados esperados:

Linha da vitalidade: aumento da resistência física, maior ímpeto vital, diminuição dos sintomas psicossomáticos, regulação da pressão arterial, maior equilíbrio neuro-vegetativo.

Linha da sexualidade: aumento da resposta sexual, eliminação de preconceitos sexuais.

Linha da criatividade: aumento da iniciativa existencial e dos interesses artísticos e criativos.

Linha da afetividade: melhoria da comunicação com a família e demais pessoas, eliminação de preconceitos e discriminação, generosidade e preocupação para ajudar os outros.

Linha da transcendência: sentimento de plenitude e harmonia interna.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .