Header Ads

Exercícios fracionados é mais eficiente para controle da pressão

O treino dividido em três sessões de dez minutos ao longo do dia funciona melhor para reduzir a pressão que uma caminhada única de meia hora

O treino dividido em três sessões de dez minutos ao longo do dia funciona melhor para reduzir a pressão que uma caminhada única de meia hora

"A cada 4 anos, as Olimpíadas estimulam as pessoas a se exercitarem", afirma Glenn Gaesser, professor de educação física e diretor do Centro de Pesquisas de Estilo de Vida Saudável da Universidade do Estado do Arizona, que dirigiu o novo estudo sobre exercícios físicos e pressão arterial alta que foi em parte inspirado nas Olimpíadas de Londres.

As ruas e academias ficam repletas de pessoas que, estimuladas por histórias de sucesso das Olimpíadas, "praticam corrida ou treinam por uma hora ou mais", afirmou Gaesser. Dentro de algumas semanas, porém, a maioria terá abandonado os exercícios e retomado a vida sedentária. "Nós quisemos verificar se existiam abordagens da prática de exercícios que se adequassem mais facilmente ao estilo de vida das pessoas, mas continuassem sendo eficazes", em termos de melhora da saúde, afirmou.

Especificamente, o cientista esperava determinar se a divisão dos exercícios em pequenas sessões possíveis de praticar, realizadas ao longo do dia, produziria um resultado tão bom quanto uma sessão longa e contínua de exercícios.

Assim, ele e seus colegas reuniram um grupo de voluntários adultos. Todos estavam saudáveis de um modo geral, não fosse pelos sintomas iniciais de pressão arterial alta, doença chamada de pré-hipertensão.

A pressão arterial alta é certamente um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas e derrame, e a pré-hipertensão é um dos principais fatores de risco para a pressão arterial alta propriamente dita. Quase 70 milhões de americanos têm pré-hipertensão, de acordo com Gaesser, e os sintomas incluem a média diária de pressão arterial próxima de 140/90 milímetros de mercúrio e a tendência da pressão de aumentar repentinamente ao longo do dia para níveis sem dúvida perigosos.

A pré-hipertensão é conhecida por responder bem a exercícios. Muitos estudos sobre exercícios e pressão arterial aplicaram sessões de exercícios moderadas, com duração de aproximadamente 30 minutos seguidos, padrão geralmente recomendado para melhorar a saúde.

Gaesser, porém, pediu a seus voluntários que caminhassem rapidamente, com intensidade de aproximadamente 75 por cento da frequência cardíaca máxima, durante 10 minutos, três vezes ao dia. As sessões aconteciam às 9h30, 13h30 e 17h30.

Em outro dia, os voluntários completaram uma sessão supervisionada de 30 minutos de caminhada rápida no período da tarde e, no último dia, não realizaram exercício algum.

Todos usaram braçadeiras que monitoravam continuamente a pressão arterial por um período de 24 horas.

Constatou-se que a prática de exercícios ajudou a controlar a pressão arterial, mas o treino dividido em três sessões curtas foi significativamente mais eficiente que uma sessão única de meia hora. "O exercício fracionado levou a leituras médias de pressão arterial inferiores ao longo de 24 horas", afirmou Gaesser.

Ele também resultou em uma 'carga' de pressão arterial inferior ou em um número menor de incidentes durante o dia, quando a pressão arterial do voluntário atingia picos superiores a 140/90. Baixar a pressão sanguínea é importante, observou o cientista, pois uma 'carga' relativamente alta indica que a pessoa está propensa a desenvolver a pressão arterial alta propriamente dita.

De um modo geral, os resultados "são realmente animadores", afirmou o cientista. "Para as pessoas que acham que a prática de 30 minutos de exercícios é muito difícil ou ocupa muito tempo, podemos dizer: faça apenas 10 minutos" três vezes ao dia. Por outro lado, caso alguém seja tentado a desprezar meros 10 minutos de caminhada por ser muito pouco para trazer benefícios, o cientista afirmou: "parece claro que dividir os exercícios é, na realidade, mais eficaz, ao menos para controlar a pressão arterial", que uma sessão de 30 minutos.

Outros benefícios

Seu trabalho junta-se ao pequeno mas convincente conjunto de estudos científicos que sugere que sessões de exercícios curtas e acumulativas são significativamente benéficas para vários fins. Um estudo publicado ano passado no periódico PLoS One, por exemplo, descobriu que sessões repetidas de corrida ou outras atividades físicas com duração de apenas 5 minutos cada, reduziram, em crianças e adolescentes, os riscos de ter um nível alto de colesterol 'ruim', cintura larga e leituras de pressão arterial acima da média, na mesma proporção que sessões mais longas.

Outros estudos descobriram que praticar exercícios de forma esporádica ao longo do dia ajuda a controlar o peso, particularmente nas mulheres mais velhas. Em alguns estudos pequenos, essa prática também ajudou a melhorar, tanto quanto um treino único e longo, a capacidade aeróbica de pessoas que antes eram sedentárias e, enquanto programa de exercícios, estava mais propensa a ser mantida ao longo do tempo.

Contudo, exercícios fracionados possuem suas limitações. "Você não conseguirá participar de uma Olimpíada", afirmou Gaesser. "Você será mais saudável. Não será um atleta."

Gaesser e seus colegas estão examinando agora se sessões de exercícios cada vez menores podem ajudar a controlar a pressão arterial e outras medições de saúde. "Estamos tentando descobrir se dois minutos de caminhada realizada 15 vezes ao dia" são eficientes, afirmou o cientista. Um empenho que, implicitamente, revela mais do que talvez desejemos sobre as atitudes dos americanos em relação à atividade física, afirmou. Entretanto, ele acredita que os resultados iniciais são promissores.

Via The New York Times



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .