Header Ads

O que é Deep-Running?



A atividade física e o contato com a água sempre se constituíram em uma combinação ideal para a saúde e o bem estar. Pode-se dizer que se constitui em um consenso a idéia de que a natação é o esporte mais saudável e mais completo.

Entretanto, apesar de ser extremamente saudável, a natação é um esporte que requer todo um processo de aprendizado e aperfeiçoamento, sendo que muitas vezes torna-se difícil, principalmente após uma certa faixa etária, adquirir a coordenação de movimentos para nadar bem.

Quando o indivíduo não consegue aperfeiçoar a técnica para nadar de maneira eficiente, torna-se muito difícil fazer da natação uma atividade aeróbia, ou seja, de intensidade moderada e longa duração.

Foi portanto a partir desse princípio que surgiram formas alternativas de combinação entre a atividade física e a água. A hidroginástica passou a ser uma alternativa cada vez mais procurada, à medida que possibilita a realização de exercícios de intensidade moderada utilizando o empuxo da água como resistência. O aspecto lúdico do contato com a água é ainda intensificado à medida que os movimentos são feitos ao som de músicas cujo ritmo marca a intensidade dos exercícios.

Mais recentemente surgiu uma outra alternativa para os exercícios aquáticos. Para que se possibilite o movimento de andar ou correr deslocando-se dentro da água, foi concebido um colete de flutuação. Com esse equipamento, o indivíduo pode usar o empuxo da água para se deslocar, flutuando na posição ereta sem tocar o fundo da piscina.

Esta técnica batizada de "deep-running" tem sido ultimamente muito utilizada tanto para reabilitação física quanto para condicionamento. Essa forma de exercício torna-se muito atrativa principalmente para as pessoas que por alguma razão precisam evitar ou atenuar o impacto contra o solo das formas mais convencionais de exercícios. O importante é que haja um controle adequado de sua indicação, e principalmente uma orientação do ritmo ideal de tolerância.

É também importante ressaltar que os exercícios como o "deep-running" não são eficazes para prevenção da osteoporose nas pessoas mais idosas, uma vez que a sustentação do peso corporal é um fator importante para fortalecer os ossos.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .