Header Ads

Pilates com exercícios aeróbios tem ótimos resultados

http://www.futurasaude.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/02/monte-estudio-pilates.jpg

Definitivamente, o Pilates não é uma atividade para emagrecimento. Embora haja perda calórica em aulas moderadas de esforço, ele não pode ser comparado a atividade aeróbica como corrida, natação, aulas de step, jump e outras. Porém, se ele for aliado a estas atividades, o resultado será ótimo

Praticar exercícios físicos só promove ganhos à saúde, o que virou praticamente algo obrigatório a todo ser humano. É comum, em exames de rotina, como os de sangue que detectam níveis de colesterol e glicemia, ouvirmos do médico a recomendação de controlar a alimentação e praticar alguma atividade física!. Desta forma, devemos levar em consideração que uma dieta saudável regada de exercícios é sim uma receita de sucesso para uma excelente qualidade de vida.

Atividades como natação, corrida, bicicleta, aulas de ginástica (isso inclui aquelas modalidades encontradas nas academias como step, jump, ritmos, dança,etc.) servem para evitar uma série de prejuízos à saúde e ainda queimar aquela "gordurinha" em excesso. Mas não são apenas esses os benefícios. Nos exercícios aeróbicos, por exemplo, além de controlar a pressão arterial, diminuir o colesterol e o excesso de peso, é possível também evitar a formação de placas de gordura nas artérias do coração, principal causadora do infarto agudo do miocárdio. Mexer o corpo pode evitar o aparecimento de câncer no intestino, na mama e na próstata, aumenta o HDL (colesterol bom) e diminui o LDL (colesterol "ruim"), além de reduzir o estado de ansiedade e aliviar os sintomas da depressão, elevando os padrões de saúde relacionados à qualidade de vida.

O Pilates é uma atividade que se concentra no ganho de força do núcleo (core) e adequação do corpo inteiro, fazendo a conexão entre corpo e mente. É uma atividade conhecida por criar músculos fortes, melhorar a postura, o equilíbrio muscular e o tônus a longo prazo. Os exercícios aeróbicos melhoram a capacidade cardiorrespiratória, a qualidade do sono e do humor devido ao aumento da produção de serotonina. Além disso, há ganho de resistência à fadiga e também ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade. Ao associar as duas atividades, podemos dizer que a busca pelo seu objetivo pode se tornar ainda mais efetiva e prazerosa.

O método se baseia em 06 princípios (respiração, centro de força, concentração, fluidez, controle e precisão), são eles que nos direcionam a como alcançar nossos objetivos e fazem com que todos os movimentos sejam praticados com muito mais qualidade. Joseph Pilates dizia "Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando. A contrologia, nome dado por Joseph ao seu método, desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito." Quando as células cerebrais são desenvolvidas, a mente também é, e por isso o método estimula milhares de células, ativa novas áreas cerebrais e o melhor funcionamento da mente.

Aliar os exercícios aeróbicos à prática do Pilates traz ao indivíduo, além de benefícios físicos, uma maneira consciente de se movimentar. Pratique exercícios regularmente e sempre com orientação de profissionais credenciados. É de fundamental importância procurar seu médico para saber se você está apto a praticar as modalidades de sua escolha. A satisfação é muito pessoal, cada um deve buscar a atividade que lhe proporcione mais prazer e bem-estar, combinar duas ou mais ainda é o melhor negócio.
 


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário