Header Ads

Sais minerais e a corrida

http://adm.ativo.com/upload/noticia/id1_n_d0b9797fa76720604a34515de93679ee.jpg

Assim como muitas coisas na corrida, a transpiração é algo extremamente pessoal. O quanto suamos varia muito de corredor para corredor e também depende da intensidade do treino e do ambiente. Em uma das maiores taxas de sudorese documentadas no esporte, por exemplo, o lendário fundista americano Alberto Salazar perdeu 3,7 litros por hora durante a Maratona Olímpica de 1984. Com o líquido, perdem-se sais minerais, chamados de eletrólitos, que são essenciais para o funcionamento do corpo.

Os quatro principais são sódio, potássio, magnésio e cálcio. Assim como o volume de suor, os eletrólitos perdidos por litro diferem de pessoa para pessoa, em até nove vezes, em alguns casos. Isso significa que bebidas eletrolíticas comuns apenas suprem o que foi perdido com a transpiração média. Então, se você está se sentindo excessivamente cansado durante a corrida, pode ser que não esteja repondo o que está perdendo.

Sódio

Sódio, ou sal, é o principal eletrólito ativo perdido com o suor. Ele desempenha um papel crucial nos músculos e na função nervosa e é fundamental para manter os níveis de líquidos do organismo. A deficiência desse mineral pode levar à fraqueza, náusea, fadiga muscular e cãibras. Além disso, pode atrapalhar a reidratação e, em casos extremos, provocar convulsões e até morte. A perda de sódio normalmente varia de 230 a 1700 mg por litro de suor, dependendo da intensidade da atividade.

A melhor maneira de manter o desempenho e contribuir para a recuperação é repor o que foi perdido em igual quantidade, ou algo próximo disso.

Você pode ter uma boa ideia sobre sua transpiração observando sua roupa de corrida. Marcas brancas indicam que você está perdendo sódio em taxa acima dos níveis médios. Durante a corrida, sentir arder o olho quando cai suor nele e ter cãibras também sinalizam alta taxa de perda de sal. Se você for um "transpirador salgado", procure produtos com alto teor de sódio, como o Na+ Dyn (da Dynamic Lab) ou o Salt Caps (da Fast Nutrition), à venda em lojas de suplementos.

Magnésio

O magnésio é fundamental para a contração muscular e a produção de energia, e uma deficiência desse eletrólito pode provocar tontura e fadiga. Mas teríamos de transpirar muito antes de diminuir o estoque de magnésio: cerca de 15 litros. Garanta que seu cardápio de recuperação reponha seus estoques, consumindo itens como arroz integral, pinhão, chocolate amargo, brócolis e couve.

Potássio

Esse mineral está presente em cada movimento. O potássio é importante para a contração musuclar, condução nervosa [comunicação entre neurônios necessária para todas as nossas atividades] e para a geração de energia. A deficiência desse eletrólito, conhecida como hipocalcemia, pode provocar náuseas, fadiga muscular e fraqueza. Mas, se você tem um bom estoque, teria de transpirar 16 litros antes de esgotá-lo. Certifique-se de que sua dieta inclui alimentos como batata-doce, abóbora, atum, banana, vegetais folhosos verdes e iogurte, ricos em potássio.

Cálcio

Essencial para o desempenho no exercício, o cálcio está "envolvido na contração e no relaxamento muscular e também na condução nervosa, que mantém nosso corpo funcionando.Baixos níveis desse mineral podem resultar em rigidez e cãibras, e apenas 5 litros de suor podem provocar falta desse eletrólito. O corpo tem um vasto suprimento de cálcio armazenado nos ossos, mas, com uma perda típica de 28 mg por litro pelo suor, os corredores devem assegurar o consumo de muitos laticínios ricos em cálcio em sua dieta.

Mas é essencial garantir a boa absorção desse mineral, função que a vitamina D exerce tão bem. Busque a "vitamina do sol" com uma exposição solar diária de 15 minutos. E tenha uma dieta rica em alimentos com alto teor de vitamina D, como peixes oleosos e ovos, ou tome um suplemento, como o Addera D3, à venda em farmácias.

A gestão do equilíbrio eletrolítico pode ser feita pela ingestão de bebidas isotónicas ou outros suplementos com sais minerais durante a prova ou treino, com cerca de 0,5 a 0,7g de sódio por litro. Para ter uma noção, um grama de sal marinho que se costumamos usar na nossa cozinha possui cerca de 0,4g de sódio. Agora imagine um corredor que gasta cerca de 2L de água através do suor (acredite que este valor fica abaixo do normal para um atleta de fundo), as perdas de sódio rondam as 3g.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário