Header Ads

Estimule a atividade física nas férias infantis


Crianças euatleta (Foto: Getty Images)

As ferias estão chegando. Vamos botar a criançada para fazer atividade física? Embora a tendência das ferias seja as crianças ficarem seduzidas pelas maravilhas oferecidas pelos video-games e computadoresm tornando-se eminente o risco de graves consequências para a saúde física e mental, a prática de atividade física deve ser estimulada.

Essa prática é uma necessidade para as crianças. Entretanto, a vida nos grandes centros urbanos impõe enormes restrições à atividade física espontânea das crianças. Essas restrições acabam por induzir a hábitos extremamente sedentários. E é um dever dos pais estimular a criança para a prática de atividade física. Devemos oferecer condições para a criança manifestar sua tendência natural e espontânea de liberar sua vontade de correr, pular, chutar, etc. Os centros esportivos, às praças, os parques, escolas de esporte e outros locais adequados deveriam estar ao alcance das crianças.

Infelizmente nas grandes cidades são cada vez mais raros os grandes quintais, os "campinhos" de futebol e os terrenos baldios de antigamente.  Quantos de nós, não temos lembranças inesquecíveis de uma infância de intensa atividade proporcionada pelo espaço físico adequado? 

Este fato leva à necessidade da interferência dos pais para proporcionar local e ambiente social adequados à prática da atividade física. Cabe aos pais, a iniciativa de encontrar  alternativas para substituir o que a cidade grande não oferece mais.

Os pais só tem que tomar cuidado para que essa prática da atividade física não se torne uma imposição, desestimulando a vontade da criança de fazer exercícios. A preferência da criança deve ser respeitada. Se por alguma razão, por exemplo, ela não gosta de nadar, apesar de todos os benefícios da natação devemos oferecer outras opções.

Estimule a atividade física nas férias, incentive o hábito na criança e ganhe um adulto com menos propensões a ter problemas de saúde


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário