Novas
Loading...

Estimule a atividade física nas férias infantis





Crianças euatleta (Foto: Getty Images)

As ferias estão chegando. Vamos botar a criançada para fazer atividade física? Embora a tendência das ferias seja as crianças ficarem seduzidas pelas maravilhas oferecidas pelos video-games e computadoresm tornando-se eminente o risco de graves consequências para a saúde física e mental, a prática de atividade física deve ser estimulada.

Essa prática é uma necessidade para as crianças. Entretanto, a vida nos grandes centros urbanos impõe enormes restrições à atividade física espontânea das crianças. Essas restrições acabam por induzir a hábitos extremamente sedentários. E é um dever dos pais estimular a criança para a prática de atividade física. Devemos oferecer condições para a criança manifestar sua tendência natural e espontânea de liberar sua vontade de correr, pular, chutar, etc. Os centros esportivos, às praças, os parques, escolas de esporte e outros locais adequados deveriam estar ao alcance das crianças.

Infelizmente nas grandes cidades são cada vez mais raros os grandes quintais, os "campinhos" de futebol e os terrenos baldios de antigamente.  Quantos de nós, não temos lembranças inesquecíveis de uma infância de intensa atividade proporcionada pelo espaço físico adequado? 

Este fato leva à necessidade da interferência dos pais para proporcionar local e ambiente social adequados à prática da atividade física. Cabe aos pais, a iniciativa de encontrar  alternativas para substituir o que a cidade grande não oferece mais.

Os pais só tem que tomar cuidado para que essa prática da atividade física não se torne uma imposição, desestimulando a vontade da criança de fazer exercícios. A preferência da criança deve ser respeitada. Se por alguma razão, por exemplo, ela não gosta de nadar, apesar de todos os benefícios da natação devemos oferecer outras opções.

Estimule a atividade física nas férias, incentive o hábito na criança e ganhe um adulto com menos propensões a ter problemas de saúde

Comente:

Espalhe no Google Plus

Sobre - Educação Físicaa

Professora de Educação Fisica, pós-graduada em Treinamento Desportivo e que tem atuação em Educação Fisica Escolar, Avaliação Fisica e Personal Trainer. Twitter: @educacaofisicaa
Postar um comentário