Header Ads

Pesquisa: Exercícios não evitam envelhecimento dos músculos


A perda de massa muscular independe da prática de atividade física Foto: Getty Images A perda de massa muscular independe da prática de atividade física Foto: Getty Images

Malhar colabora para manutenção da saúde, mas não evita que os músculos percam o tônus. A informação vem de uma pesquisa da Universidade Loughborough, na Inglaterra, divulgada pelo jornal Daily Mail. O estudo contesta as recomendações dadas até hoje de que exercícios evitam a fraqueza muscular com o avanço da idade.

De acordo com os cientistas, os músculos perdem forma e força com o passar dos anos, de qualquer maneira. "Especialistas afirmam que o envelhecimento muscular é causado por fatores como inatividade, no entanto, acompanhamos mudanças na musculatura ao longo dos anos, em pessoas na Inglaterra e nos Estados Unidos. Não observamos que as atividades físicas alteram as mudanças relacionadas à idade", disse o professor Jamie Timmons.

Segundo o estudo, um quarto das pessoas não desenvolve a musculatura mesmo se fazem esforços para serem fisicamente ativos. E para as demais, exercícios não demonstram parar ou retardar o envelhecimento.

O especialista critica a recomendação geral de prática de exercícios. "Movimentos repetitivos podem piorar quadros de pressão alta ou diabetes em algumas pessoas. Para algumas pessoas, pode ser melhor prestar atenção à dieta e ao sono", explica.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .