Header Ads

Atividade física aumenta qualidade de vida do idoso



A prática de atividade física não está associada somente a uma questão de estética ou aparência. Ela impacta diretamente na prevenção a doenças crônicas precoces, principalmente entre os idosos. Em todo o país, estão surgindo propostas que visam melhorar a qualidade de vida destes brasileiros.

"Fazer exercícios traz benefícios para o corpo e a saúde", afirma a coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio. Segundo ele, a atividade física protege o organismo contra uma série de enfermidades crônicas. "Muitos acham que os exercícios só previnem doenças cardiovasculares; mas, existem outras doenças que podem ser protegidas com a atividade física. Ela protege as artérias e os vasos sanguíneos, aumenta a queima de calorias e melhora a tonicidade dos músculos e das articulações/, acrescenta Sampaio.

Em Santa Catarina foi firmada, recentemente, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau e a Fundação do Bem-Estar da Família Blumenauense, que prevê a realização de oficinas de saúde para os idosos. Além de atividades físicas – como a hidroginástica – estão previstas aulas de artesanato, dança e luta marcial.

O secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, ressalta que esse trabalho faz bem não apenas para o corpo, mas também para o espírito dos idosos. "Estas oficinas promovem uma integração maior entre eles. Muitos tinham o hábito de ficar somente em casa e, hoje, tem a oportunidade de conviver com pessoas da mesma idade e trocar experiências. Isso acaba promovendo não só a saúde física como também, a mental", destaca Lanzarin.

ACADEMIAS DA SAÚDE –O Ministério da Saúde tem incentivado o aumento da qualidade de vida e da saúde dos brasileiros por meio de ações que incentivem uma alimentação saudável somada à prática de atividade física, em todas as idades. O Plano de Ações de Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) prevê a implantação, até 2014, de quatro mil pólos do Programa Academia da Saúde, em todo o país.

O Plano também prevê medidas como a criação de espaços específicos para a realização de práticas corporais, atividades físicas, lazer e de modos de vida saudáveis. A exemplo de programas já desenvolvidos em algumas capitais, a Academia da Saúde busca eliminar barreiras como a inexistência de espaços públicos de lazer, o que reduz a possibilidade de acesso à prática de exercícios por grande parte da população.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .