Header Ads

O que é Walking Dance?

 

Essa é proposta do Walking Dance, uma aula de dança sobre a esteira ergométrica, que promete atrair as pessoas que querem algo mais do que uma simples caminhada, mas não se identificam com corrida.

Segundo o educador físico Eduardo Netto*, o Walking Dance foi idealizado pela bailarina Heloisa Gouvêa, que desejava uma nova modalidade de exercício  aeróbico, que fosse divertida e prazerosa. "Visando obter respaldo científico sobre a efetividade da nova prática, assim como sua segurança, foi feita uma parceria com a Universidade de São Paulo e desenvolvidas duas pesquisas", explica Eduardo.

"Os testes na área de biomecânica concluíram que a atividade produz um impacto superior ao da caminhada e menor do que a corrida, o que levou o Walking Dance a ser classificado como de baixo impacto. O estudo de analise cardiorrespiratória mostrou que o exercício é uma alternativa excelente para as pessoas que objetivam o treinamento aeróbio e consequente perda de peso, pois 60 minutos de aula propicia um gasto energético médio de 500 calorias".

Além de sair da rotina e melhorar a capacidade cardiovascular, Eduardo conta que o Walking Dance ajuda a aliviar sintomas de estresse; favorecer a qualidade do sono; aprimorar a flexibilidade e a coordenação motora;  promover o bom humor e a autoestima; dentre outros benefícios.

"A aula tem duração de 50 minutos e pode ser acompanhada por jovens a partir dos 12 anos de idade com condições físicas mínimas para realizar uma caminhada. É necessário ter controle do corpo e coordenação, respeitando sempre a individualidade biológica".

De acordo com Eduardo, a restrição para a prática de Walking Dance acorre nos casos de labirintite não medicada e lesões articulares nos membros inferiores.

Consulte um médico, faça uma avaliação física e procure orientação especializada ao iniciar uma prática esportiva.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário