Header Ads

Tipos de Periodização na Musculação



A periodização de treino é fundamental para ter resultados e melhorar a performance em qualquer atividade física, inclusive a musculação.

Os ciclos da periodização estão divididos em macrociclo, mesociclo e microciclo, veja a seguir as características de cada um desses momentos.

Macrociclo -  é divido em três etapas: preparatória, competitiva e transitória, cada uma dessas etapas são compostas por períodos de treinamento menores, chamados de mesociclos.

Mesociclo -Tem duração de duas a seis semanas, com objetivos bem definidos e específicos. Contém cinco fases: preparatória geral preparatória especial, treinamento pré-competitivo imediato e transitório.

No mesociclo, os treinos são organizados com base em cada etapa, com o objetivo desenvolver habilidades mais gerais até técnicas avançadas.

Microciclo - é a menor unidade e dura de uma a quatro semanas. A união de todos os microciclos dão origem aos mesociclos.

Para trabalharmos com estímulos dentro das sessões de treinamentos, temos os modelos de periodização, que é a forma como as cargas serão colocadas nos ciclos de treinamento. Veja como  funcionam.

1) Modelo clássico

Proposto na década de 50 pelo russo Matveev e ainda é bastante usado. Ele é baseado em três fases:

Preparatório - atleta busca sua melhor forma física com um treinamento mais geral, focado em ganhos de força, resistência e agilidade, e do treino específico, em que são trabalhadas características do esporte escolhido.

Competição - há aumento da intensidade e volume dos treinos e atinge seu auge, buscando a estabilização para a competição.

Transição - existe um período de recuperação em que o atleta diminui a intensidade e a quantidade dos treinos.

2) Modelo modular

Nesse modelo, a ênfase maior é no treino específico voltado para o objetivo do aluno, seja esporte ou resultados na academia.

Ele vai trabalhar pontos fundamentais para um bom desempenho no esporte, entretanto, deixa de trabalhar outras habilidades, como força e agilidade, por exemplo.

3) Modelo pendular

Proposto por Arosiev e Kalinin, em 1971, como uma adaptação ao de Matveev. mas não existe divisão em três fases, mas, sim, em diversos microciclos. Com isso, há revezamento entre preparação geral e específica, o que garante uma boa condição o ano todo.

Quando termina o macrociclo, o atleta há um aumento no volume dos treinos específicos enquanto o treinamento geral diminui. Apesar das diversas habilidades técnicas serem trabalhadas, há o risco de estabilização dos resultados.

4) Modelo de periodização em blocos

É uma visão crítica ao modelo clássico. No modelo de periodização por blocos, além das habilidades gerais, são estimuladas a técnica e a tática do atleta.

No entanto, não há blocos isolados, eles trabalham as habilidades paralelamente a outras. Primeiro, as competências físicas são priorizadas, em seguida, as habilidades competitivas e, por último, são as competições em que todas as habilidades devem ser reforçadas.

Apesar de ser uma proposta ampla, corre-se o risco de o atleta não conseguir desenvolver satisfatoriamente todas as competências.

5) Modelo ondulatório

Nesse último modelo, são utilizadas diversas formas de estímulos. Há alteração na carga e na intensidade constantemente, afetando diretamente o tipo de exercício. O modelo ondulatório é bastante utilizado em treinos de musculação, pois o atleta apresenta ganhos de forma rápida.



Para Hipertrofia

Na hipertrofia, é necessário organizar vários elementos e iniciar pelo período básico de periodização, nessa fase o macrociclo pode durar de dois a quatro meses e o objetivo é criar resistência geral, flexibilidade, força, coordenação motora, além de desenvolver outras habilidades!

Nesse momento de preparação, é criada a base para estímulos mais intensos, assim como a verificação dos pontos fracos para a melhora dos resultados.

Aprender a trabalhar com vários aspectos da Musculação te fará um profissional mais reconhecido.

Como toda modalidade, a musculação tem caminhos para fazer o seu aluno ter melhor resultado. o ebook Trabalhe com Musculação esse ebook traz conteúdo para o estudante e profissional de Educação Física trabalhar com Musculação com eficiência e segurança. Clique aqui para saber mais!
 



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Um comentário

Ramon G. disse...

Incrível como são vastas as possibilidades do treino de musculação. É simples, mas ao mesmo tempo muito amplo!