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3 princípios do Funcional Kids




O conceito de Treinamento Funcional é bastante amplo. Na última década, o termo vem se popularizando trazendo a ideia de uma modalidade que trabalha o corpo de forma integrada, melhora a performance, evita lesões e possibilita uma atividade física mais motivadora para muitos.

Pode-se simplificar a definição de treinamento funcional como todo programa de exercícios que tem como objetivo resgatar a funcionalidade do corpo humano. Por exemplo, para atletas, o treinamento funcional caracteriza-se pela utilização e criação de movimentos que reproduzem os padrões de movimento, as fontes metabólicas e as capacidades motoras semelhantes a uma situação real de jogo ou competição.  Para um idoso, o simples fato de facilitar a realização de atividades diárias como sentar, levantar ou amarrar um calçado já seria um resgate de funcionalidade.

A criança não é um adulto em miniatura, então não trabalhamos força, resistência, flexibilidade, estabilidade e mobilidade da mesma maneira que com um adulto, os treinamento sempre tem como principal objetivo a diversão, a liberação de endorfina, o prazer em se exercitar, primeiramente para fazer com que a criança goste de atividade física, e claro, conforme a turma se desenvolve, são adicionados novos exercícios mais desafiadores, com mais competição e cooperação, de acordo com a idade de cada um!

Principais benefícios

  • Melhora a postura;
  • Manutenção e desenvolvimento da flexibilidade;
  • Crescimento e manutenção do peso adequado;
  • Melhora a interação social;
  • Aprendizado de novas habilidades;
  • Melhora na autoestima;
  • Aumento do foco e atenção;
  • Aumento da capacidade de aprendizagem.

Além da aprendizagem de movimentos, podemos destacar como princípios do treinamento funcional:

 a) o trabalho e integração das diferentes capacidades físicas (coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade, potência, resistência aeróbia, velocidade e agilidade);

b) o desenvolvimento dos músculos estabilizadores, também conhecidos como core;

c) a aplicabilidade ou transferência do movimento, que nada mais é do que aplicar os movimentos aprendidos em atividades do dia-a-dia.

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