Header Ads

Princípios e benefícios do Pilates



O Pilates é uma atividade física diferenciada e que traz inúmeros benefícios para a saúde. Neste artigo, preparamos uma lista especial com os dez principais benefícios trazidos pela prática rotineira do método.

A prática do Pilates à partir da desenvolvimento da consciência corporal do indivíduo, trabalhando o movimento corporal à partir de seis princípios básicos:

Respiração - É a base de toda a movimentação dos exercícios, essencial para a correta execução destes. O indivíduo deve trabalhar a respiração a partir das técnicas de respiração com base no seu padrão respiratório. Essa prática auxilia no fortalecimento dos pulmões e é muito indicada para quem sofre de asma e outros problemas respiratórios;

Concentração - Um princípio que vem atrelado ao primeiro, o indivíduo estando concentrado consegue compreender e controlar o seu corpo, seus movimentos e reflexos;

Movimento - O terceiro princípio, também chamado de fluidez está relacionado à forma dos movimentos, à sua execução, que deve seguir de forma harmoniosa. Aqui é possível notar a importância do princípio da respiração, pois este irá ditar o rimo dos movimentos de forma uniforme e contínuos.

Controle - O princípio do controle dita a regra da harmonia em relação ao princípio da fluidez, fazendo com que o movimento trabalhe a musculatura certa de forma adequada.

Precisão - Os movimentos dentro do Pilates devem ser realizados de forma precisa, com equilíbrio de movimentos.

Centro de força- Também chamado de powerhouse é conjunto de musculaturas, envolvendo o abdome, lombar, quadril e glúteos, de onde flui energia inicial dos exercícios.

Junto com esses princípios que devem ser utilizados em todas as aulas, na hora da prescrição dos exercícios, pdoemos considerar os benefícios que devem ser considerados objetivos para os nossos alunos:

Fortalecimento Muscular - Para quem vê de fora, praticar pilates pode parecer simples, mas cada movimento executado exige muito dos músculos do corpo, ainda que sejam movimentos que trabalhem com o baixo impacto, estes possibilitam o fortalecimento de forma gradual da musculatura corporal.

Resistência Física - Partindo do primeiro conceito, com o fortalecimento dos músculos vem a resistência física. Ao trabalhar vários músculos ao mesmo tempo o corpo vai adquirindo resistência ao longo dos dias.

Flexibilidade - A flexibilidade é um ponto muito desenvolvido nos exercícios do pilates. É claro que isso varia de pessoa para pessoa, incluindo outros fatores como sedentarismo e postura, mas alguns exercícios simples do pilates já podem auxiliar e muito no aumento da flexibilidade corporal.

Correção da Postura Corporal - O pilates trabalha com alongamento e fortalecimento muscular, o indivíduo executa esses movimentos mantendo a coluna ereta, o que possibilita a correção postural ao longo das sessões.

Saúde Mental - Como qualquer prática física, o pilates é um santo remédio para o estresse, e isso consequentemente reflete em todas as outras áreas do corpo. Problemas com estresse são muito comuns nos dias atuais, e podem desencadear doenças graves ao longo do tempo, desde dores no corpo, até depressão. A prática do pilates auxilia no controle da mente, o indivíduo consegue manter um equilíbrio corporal e mental, o que traz tranquilidade e bem-estar.

Um bom trabalho no Pilates, com que resultará em satisfação e que esses benefícios se façam presentes, precisa começar com uma boa avaliação, sabia?

Avalie no Pilates com segurança

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos.  Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui para saber mais!




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário