Header Ads

Psicomotricidade na desenvolvimento infantil




O desenvolvimento dos sentidos, o estímulo ao movimento e à independência, o reconhecimento de objetos e suas formas, as habilidades para usar o corpo, o contato e o relacionamento com o outro e todo o ambiente, a evolução físico-mental... essas são apenas algumas vantagens do brincar para a educação infantil

Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.

Quando se defende a relação entre Educação Física e Psicomotricidade e considerando os elementos da motricidade humana de forma geral, pensa-se num processo de aprendizagem que possibilite concretamente a relação entre os vários aspectos do desenvolvimento humano, englobando o motor, intelectual, afetivo e o social da criança e os estudos atuais demonstram o quanto à relação entre esses elementos é inevitável quando o ser humano encontra-se em atividade, em movimento e estabelecendo relações sociais.

O desenvolvimento psicomotor requer o auxílio constante do professor através da estimulação; portanto não é um trabalho exclusivo do professor de Educação Física, e sim de todos profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), etc…..

Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.

Para finalizar, a psicomotricidade é uma ciência fundamental no desenvolvimento da criança, em que a mesma deve ser estimulada sempre para que se possa ter uma formação integral, uma vez que o movimen to para a criança significa muito mais que mexer com o corpo: é uma forma de expressão e socialização de idéias, ou até mesmo a oportunidade de desabafar, de soltar as suas emoções, vivenciar sensações e descobrir o mundo.

Não há como negar a importância da Psicomotricidade e da Recreação para quem trabalha com Educação Física Infantil.

Para trabalhar com psicomotricidade e recreação, você precisa de variedade de Atividades. Por isso, te apresento o TOP 100 Psicomotricidade e o TOP Recreação. A junção desses dois TOP 100 te dará 200 atividades para trabalhar com educação física escolar de forma divertida e diferenciada. Clique aqui e saiba mais!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário