Header Ads

Mat Pilates para grupos

 


Você já ouviu falar do mat pilates? A aula segue os princípios do método criado por Joseph Pilates com exercícios para praticar no solo, usando apenas o peso do corpo. Assim, a modalidade pode ser feita em casa ou em academias – sem todos aqueles aparelhos enormes de estúdio e em grupo. 

Pensando na cinesiologia, uma das diferenças do Pilates em Equipamentos, é que no Pilates Solo os músculos são trabalhados duplamente, pois são alongados e tonificados ao mesmo tempo.

No Mat Pilates, trabalha-se muito a força abdominal e a estabilidade, além dos exercícios trabalharem todos os grupos musculares. Exige-se muita concentração do praticante pois envolve a participação do corpo e mente em todos os movimentos executados.

O MAT Pilates é considerado mais difícil que o Pilates em Equipamentos e por isso, uma evolução do tal.

Isso porque a utilização do corpo como carga, aumenta o nível de dificuldade dos exercícios, além de exigir total controle corporal e concentração.

A aula de MAT Pilates em grupo exige atenção por parte do instrutor porque não devemos deixar o aluno executar o exercício de forma errada e, além disso, precisamos planejar a sessão que será ministrada a fim de atender as necessidades de todos.

Algumas dicas para acertar no MAT Pilates para grupos:

  • Máximo de 3 alunos por sessão mais alunos dificulta o cuidado com postura execução dos exercícios.
  • Encaixar os alunos que estão no mesmo nível – ou nível próximo, em um mesmo grupo.
  • Programar os exercícios priorizando a fluidez – ou seja, a postura final de um exercício já é a inicial do próximo exercício, ou o acessório escolhido é utilizado durante toda a aula. Isso evita que os pacientes/alunos precisem ficar trocando de postura e de acessório a todo o momento prejudicando a sequência de exercícios.
  • Respeitar a individualidade nem todos os pacientes vão conseguir fazer aulas em grupos. Devemos avaliar bem a situação de cada um e encaminhá-lo para aula em grupo se o mesmo tiver condições.
 A prática do Mat pilates mais completa, exigindo maior esforço e equilíbrio dos seus participantes. É, também, por essa razão que o Mat pilates traz mais resultados visíveis rapidamente, se comparado com outras modalidades.

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais
 



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário