Header Ads

Como ensinar o Handebol de maneira Eficaz




O Handebol é uma excelente forma de exercitar a ideia de coletivo. Afinal, em uma competição de handebol ninguém é capaz de resolver tudo sozinho. É preciso confiar nas habilidades dos demais jogadores que, juntos, são capazes de realizar uma partida inesquecível.

Mas como ensinar o Handebol de maneira eficaz, com cooperação e sem disputa interna no time?

Claro que existem posições mais propícias para marcar o ponto, como o Pivô, que normalmente é o que tem mais facilidade em driblar os jogadores, chegar à área e, então, arremessar para o gol. Mas isso não significa que os demais jogadores são menos importantes. Pelo contrário: cada um tem um papel vital para o funcionamento do time.

A intervenção do professor é uma ação extremamente relevante no processo de aprendizado dos alunos. As intervenções podem ser classificadas em quatro dimensões:

a) organizar o trabalho;
b) motivar os alunos;
c) disciplinar os alunos que não observam as orientações;
d) instruir.

Para o ensino de fundamentos, é preciso que professores saibam os movimentos a serem executados para um bom andamento do jogo. A demonstração é bastante frequente nas aulas de Educação Física e ocorre toda vez que o professor demonstra corporalmente algum tipo de movimento com intuito de passar uma imagem aos alunos para que os mesmos compreendam e sejam capazes de executar. A orientação, por sua vez, trata-se de um reforço de informações para realização das tarefas, podendo ser considerada como "dicas" referentes ao que professor pretende proporcionar aos alunos.

É sempre importante lembrar que o papel do aluno durante as aulas dependerá dos tipos de tarefas e das intervenções utilizadas pelo professor.

Quer ensinar Handebol de maneira eficaz? Domine assuntos no Handebol que farão suas equipes ganharem rendimento. São 4 ebooks de assuntos importantíssimos sobre o handebol. Esses 4 ebooks tem o formato de parte teórica + parte pratica.  Clique aqui e saiba mais!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário