Header Ads

4 acessórios essenciais no Treinamento Funcional



Com certeza, você já ouviu falar que o Treinamento Funcional utiliza movimentos funcionais somente com o peso do corpo.

Apesar de não estar errado, há  muitos exercícios que usam o peso do corpo e são importantíssimos para o Treinamento Funcional. Alguns exemplos são o agachamento, a prancha, abdominais e o Burpee. Porém, podemos usar acessórios nas aulas de forma complementar.

O uso de acessórios pode trazer muito para sua aula e seus alunos. Eles podem variar desde pesos até faixas de suspensão para intensificar o trabalho. Essa também é uma ótima maneira de aumentar ainda mais a variedade de exercícios que temos à disposição.

Nem sempre exercícios que usam só o corpo são completamente eficientes para atingir todos os objetivos dentro de uma mesma aula. Lembrando que existe uma necessidade de manter a sessão dinâmica para que os alunos não fiquem entediados e desistam do Treinamento Funcional.

Assim, o uso de acessórios vão ajudar a realizar movimentos funcionais que auxiliarão o aluno a melhorar seu corpo.  Outra vantagem do uso de acessórios está no interesse que eles adicionam à aula. Por que fazer agachamentos toda aula se eu posso dar agachamento com kettlebells em uma, na fita de suspensão em outra e com halteres em outra?

Alguns outros acessórios ajudam a adicionar carga ao exercício e torná-lo mais desafiador para alunos avançados.

A única coisa que precisamos ter em mente é que todo o exercício usado numa aula de Treinamento Funcional deve ter objetivos funcionais. Contanto que eles obedeçam esse critério podemos usar o acessório que quisermos.

Acessórios mais comuns

Alguns acessórios se tornaram tão comuns nas aulas de Treinamento Funcional que ficou até difícil encontrar imagens na internet que não envolvam eles. Entenda um pouco mais de alguns.

Fita de suspensão

Quem nunca fez um treino em suspensão na vida não faz ideia do que está perdendo. As fitas de suspensão são um ótimo equipamento para complementar sua aula.

Elas são fitas de náilon resistente penduradas numa base fixa e com um par de alças para apoio nas pontas. A ideia de usar a suspensão para treinar o corpo não é nem um pouco nova. Artistas circenses e acrobatas usam esse princípio desde praticamente sempre. E o próprio criador da fita de suspensão, o ex-militar Randy Henrick, utilizou materiais simples que tinha à mão.

Atualmente as fitas de suspensão são usadas no Treinamento Funcional como uma maneira de dificultar o exercício adicionando um fator de instabilidade e resistência ao movimento. Dá para utiliza-las para fazer uma variedade de movimentos como pranchas, agachamento, flexões de cotovelo, etc.

Se você estava procurando um equipamento fácil de instalar, portátil (dá para usar em qualquer espaço, mesmo que pequeno) e muito útil essa é uma ótima sugestão. 

Escada de agilidade

Quer um acessório que ajude a treinar tanto a agilidade quanto a coordenação motora de seus alunos? Dê uma conferida na escada de agilidade.

Ela é um acessório bem comum nos espaços de Treinamento Funcional e consiste numa "escada" colocada no chão para realizar os movimentos. Assim como boa parte dos acessórios usadas na modalidade, ela não é exclusiva do TF e já era usada antes por preparadores físicos para atletas.

A escada de agilidade incentiva a criatividade do instrutor ao máximo. É possível fazer diversos trabalhos nela, desde corrida com elevação dos joelhos até saltos. Ela também é um elemento bastante lúdico para nossos alunos já que sua aparência lembra bastante a amarelinha, velha conhecida de infância.

Medicine ball

Não é porque esse acessório tem ball no nome que tem alguma relação com as bolas normalmente usadas em esportes como futebol e vôlei. Na verdade, ela é uma maneira de adicionar carga aos exercícios.

A bola pode ser feita de vários materiais como náilon e borracha. Na hora de escolher a medicineball ideal para você,  é recomendavel pensar além do preço, lembrando da durabilidade do acessório.

Como a medicine ball vem em vários pesos ela é ideal para usar com seus alunos iniciantes e também seus alunos mais avançados. Basta utilizar cargas mais leves para os que têm menos experiência.

Banda Elástica

A banda elástica é uma fita de silicone resistente que pode ser dobrada e guardada em qualquer lugar. Você pode levar com você numa bolsa para o atendimento a domicílio ou deixar numa gaveta em seu Studio.

Quem faz atendimentos fora do Studio provavelmente encontra dificuldades para fazer exercícios com carga. A banda elástica vem em diferentes níveis de resistência e pode ser a maneira mais fácil de adicionar carga ao exercício.
Fáceis de manusear: tudo que você precisa fazer para usar uma faixa dessas é segurar ou amarrar em algum ponto fixo.

A banda elástica é um ótimo acessório para ter em seu Studio, academia ou qualquer outro espaço. Além de todas as vantagens mencionadas, dá para fazer uma infinidade de exercícios com ela.

Para Finalizar

Conheça o Fórmula do Treino Funcional Eficaz. Um curso completo com Aulas de treinamento funcional  e Cross Treino na Areia e em Studio. Conteúdo elaborado como auxílio para acadêmicos e professores de Educação Física que pretendem trabalhar com seus alunos e clientes, podendo ser individualmente ou na parte coletiva , com atividades físicas voltadas para a promoção de bem estar, saúde, emagrecimento e ganho de massa muscular. Clique aqui e saiba mais!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário