Header Ads

É importante incluir jogos e as brincadeiras na Educação Física



 
Os jogos e as brincadeiras podem ser utilizados como instrumentos pedagógicos importantes e determinantes no desenvolvimento da criança, pois, brincando e jogando ela amplia seus conhecimentos por meio da atividade lúdica.

A prática pedagógica das professoras no contexto escolar dos anos iniciais do ensino fundamental remete a refletir sobre as ações propostas nesta etapa de ensino, mais precisamente sobre a inclusão dos jogos e brincadeiras no planejamento.

As atividades lúdicas na escola precisam ser vistas como elementos fundamentais para o desenvolvimento infantil, contribuindo para a aprendizagem e formação das crianças no momento em que estão inseridas no contexto das atividades propostas pelo (a) professor (a), na organização da sala de aula e da escola, imersas nos conteúdos da grade curricular de forma que sejam atividades praticadas não com um intuito único de se divertir, ou de criar, ou de se movimentar, ou de aprender determinado conteúdo.

É importante que os professores em sua prática pedagógica possam atender a todas às necessidades de seu alunado, a partir de um planejamento abrangente onde os jogos e brincadeiras possam estar inseridos de forma satisfatória, pois estas são ferramentas fundamentais no processo educativo, sendo o alicerce para a construção da sua formação.

Muitas vezes a escola, deixa de lado as atividades lúdicas, por isso é preciso que os professores repensem sobre sua atuação docente, buscando diversificar os conteúdos a serem desenvolvidos, para que todas as necessidades dos alunos possam ser supridas.

Para concluir, é inegável que o brincar é essencial para a criança, sendo esta uma necessidade própria da fase, ao brincar a criança vivencia de forma imaginativa a realidade que está a sua volta. Quando a criança está brincando, ela está apreendendo o mundo no qual vive, está, através de representações, decodificando o seu cotidiano.

Introduza Jogos e Brincadeiras em suas aulas, professor! A Apostila Educação Física - Brincadeiras e Jogos - Anos Iniciais vem de encontro para a utilização das Brincadeiras e Jogos na sala de aula. Contém várias brincadeiras e jogos para você esta desenvolvendo em sua regência. Na apostila também vem as habilidades que você vai utilizar para criar seu plano de aula a partir desta apostila. Clique aqui e saiba mais!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário