Header Ads

Educação Física e a Saúde




A prática regular de atividade física tem sido apontada como um fator relacionado funcionalmente à promoção da saúde dos indivíduos e à prevenção de algumas condições de risco a doenças. Hoje, em tempos onde a Educação Física está sendo considerada um dos maiores fenômenos sociais, muitos de seus praticantes ainda não conhecem os benefícios que ela proporciona.

A prática por modismo ou pela influência de amigos ou de seus pais que querem ver no filho o atleta que eles não foram. Com isso, muitos de seus princípios não são levados em conta até mesmo pelos seus orientadores, fazendo com que a atividade física seja considerada como uma prática qualquer, podendo muitas vezes ser prejudicial aos seus praticantes devido sua iniciação ter sido de forma errada e estafante para a faixa etária em que foi aplicada. A prática regular de atividade física constitui um elemento essencial à promoção da saúde e prevenção de algumas doenças que acometem indivíduos e grupos populacionais.

No caso de crianças e adolescentes, a atividade física merece considerações especiais. Durante essas fases da vida, o indivíduo se encontra em processo de crescimento e amadurecimento neuropsicomotor, apresentando não só maior vulnerabilidade a danos físicos e emocionais, como  também mudanças significativas em relação a interesses e objetivos (incluindo a adesão a exercícios físicos)

A atividade física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e se enxergue como essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana. As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. Além disso, esse conhecimento contribui para a adoção de uma postura não preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais e às pessoas que dele fazem parte.

Em uma atividade física de qualidade há um impacto positivo no pensamento, conhecimento e ação, nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, na vida de crianças e jovens fisicamente educados para uma vida ativa, saudável e produtiva.

Na área da saúde, para combater a ociosidade e as enfermidades causadas pela falta de atividade física, destaca-se a importância do profissional de educação física para o atendimento de aconselhamento, prescrição, acompanhamento, prevenção, motivação e promoção da saúde nos projetos dos Programas da Saúde da Família.

A especialização profissional é de grande relevância na hora de prescrever e avaliar exercícios físicos para se alcançar resultados satisfatórios, aumentando o sucesso em relação aos exercícios elaborados, compreendendo os pontos mais importantes a se trabalhar, a atenção de forma correta na execução dos exercícios e o respeito à individualidade biológica que cada indivíduo apresenta, buscando evoluir as capacidades físicas dos praticantes.

Portanto, a prática de prescrição de exercícios físicos, são procedimentos de responsabilidade prioritária do profissional de educação física, os quais devem ser avaliados e prescritos em termos de intensidade, frequência, duração, modo e progressão. Além disso, a escolha do tipo de atividade física deverá ser orientada de acordo com as preferências individuais, respeitando as limitações impostas pela idade.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário