Header Ads

Profissional no preparo esportivo para atletas de alto rendimento



O treinamento físico é uma importante área de atuação profissional da Educação Física e do Esporte. Ela tem por objetivo precípuo, a melhoria do desempenho físico-esportivo através da aplicação de um processo organizado e sistemático composto por exercícios físicos. Nos últimos anos, os progressos tecnológicos e nos métodos de investigação científica nas diferentes subáreas relacionadas ao treinamento físico trouxeram um avanço significativo na obtenção deste objetivo. Neste artigo será discutido, do ponto de vista acadêmico-científico e também da prática profissional, o estado da arte do conhecimento associado à avaliação do treinamento, ao controle da carga de treinamento, aos modelos de organização da carga de treinamento e ao desenvolvimento das capacidades motoras. Esperamos que ao final, o leitor possa ter um bom entendimento destes diferentes componentes, como eles contribuem para a modificação do desempenho motor e como aplicá-los para a elaboração, implementação, avaliação e reformulação de programas de treinamento físico.

Quando vemos atletas em competições de alto rendimento a maioria das pessoas não imagina o que envolve a preparação de cada um para chegar ao ápice físico. Tanto nos esportes individuais, quanto nos coletivos, a evolução da preparação física, juntamente com a fisiologia do exercício, em conjunto com técnicas preventivas de lesão, impulsionaram os esportes a níveis nunca imaginados.

Ser um profissional da preparação física que esteja envolvido com o alto rendimento requer muito estudo e muito compromisso com a profissão. Estudos e técnicas novas são implementadas todos os dias nas mais diferentes modalidades e as possibilidades de desenvolvimento dos atletas extrapolou as salas de musculação há muito tempo. Claro que essa parte jamais poderá ser descartada ou desmerecida, porém, como a demanda das necessidades físicas aumentaram na maioria dos esportes, cabe ao profissional moderno buscar novos meios e técnicas para a busca da excelência.

Deixo aqui cinco dicas que considero imprescindíveis para profissionais de educação física que desejam trabalhar com preparação esportiva em esportes de alto rendimento. São elas:

1- estude fisiologia do exercício, assim você terá condições de trabalhar com todas as modalidades esportivas;
2- conheça o estilo de treinamento do seu técnico, lembre que treinamentos técnicos e táticos também requerem esforço físico;
3 – conheça as necessidades individuais dos atletas, além de respeitar as valências físicas da modalidade, é necessário individualizar o trabalho físico;
4- a preparação física é apenas uma das áreas de apoio para a modalidade esportiva, que leva as melhores condições físicas para o esporte de rendimento;
5- Lembre o preparador físico não ganhará jogo, mas perderá, você ouvirá que em caso de vitoria a tática, a técnica, o grupo, as individualidades fizeram a diferença para a vitória. No caso de derrota, não é difícil ouvirmos que a equipe perdeu porque estava mal fisicamente e algo precisa ser revisto.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário