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7 itens que devem compor uma Avaliação Física



O que é uma avaliação física? É justamente um exame completo do seu estado físico e condições de saúde. Por isso, é imprescindível começar por ela.
A avaliação também é fundamental para que os profissionais possam avaliar e definir os programas de treinos que aquele individuo pode ser submetido.
Uma avaliação física bem feita permite que os treinadores possam conceber o programa, ou seja: saber ate que ponto ele poderá nos levar aos objetivos propostos.
Em uma boa Avaliação Física, são avaliados os seguintes aspectos:
  • Força e resistência: realizados teste de abdominal e de flexões de braços para verificar a resistência muscular destas áreas e possíveis pontos de dores que possam limitar a realização correta dos exercícios;
  • Capacidade cardiorrespiratória: pode ser realizado de maneira direta, através do teste físico. Ou de maneira indireta, calculada por fórmulas. Aqui, é determinada a frequência cardíaca máxima e todos os limites de treinamento. Também é verificada a pressão arterial durante o esforço e o nível de esforço muscular de membros inferiores;
  • Peso e Altura;
  • Medidas antropométricas: dobras cutâneas, percentual de gordura, peso de gordura, peso de massa muscular, peso ideal e índice de massa corporal (IMC), circunferências de membros superiores, tronco e membros inferiores; 
  • Postura: através de quatro posições, são analisados os desvios posturais que podem interferir no treinamento e na vida cotidiana da pessoa; 
  • Flexibilidade: são analisados os níveis de flexibilidade e amplitude articular das principais articulações e alongamento da musculatura; 
  • Teste de anamnese: levantamento de hábitos alimentares, doenças preexistentes, restrições médicas e medicamentos utilizados. Além de estilo de vida, histórico esportivo e pessoal e objetivos do praticante.
Uma boa avaliação exige um profissional capacitado e treinado para tal função. Em geral, alguém com formação em Educação Física. Isso porque os dados coletados e sua análise precisarão mostrar a real condição do avaliado.
Erros na escolha do protocolo ou na ação do avaliador trarão dados equivocados. Isso poderá resultar na elaboração de um plano de treinamento inadequado ao quadro atual.
Lembre-se também que nem sempre o que o aluno quer é o que ele precisa. Estabelecer foco, determinar datas e resultados fazem parte de uma rotina de treinamento organizada. Desta maneira, com certeza a rotina atenderá às expectativas desse aluno no final.

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