Header Ads

Exercício Físico para Diabéticos








  
O ato de movimentar-se quer seja com a atividade física, quer seja com o exercício físico, é um grande aliado no tratamento de Diabetes. Do ponto de vista do controle da doença, o principal benefício esperado é a redução dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, mas é importante ressaltar que outros efeitos relevantes para sua saúde também podem ser alcançados, como a redução da pressão arterial, o aumento do colesterol HDL (colesterol "bom"), o condicionamento cardiorrespiratório, o aumento da massa muscular e da força muscular, que podem aumentar substancialmente sua funcionalidade diária e que diminuem as suas chances de ter doença cardiovascular. 

Portanto, para os pacientes Diabéticos, realizar atividades físicas é essencial para ajudar no bom controle da doença. A recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes é que os adultos com diabetes, se não apresentarem contraindicações, devem realizar no mínimo 150 minutos de atividades físicas por semana. Estes 150 minutos podem ser divididos em no mínimo 3 dias da semana, e com intervalos sem atividade física não ultrapassando 2 dias. Mas, você sabe calcular seu gasto calórico durante uma atividade física?

O MET ou equivalente metabólico é a unidade que utilizamos para medir a intensidade da atividade física realizada. Um MET é igual ao número de calorias que o corpo consome enquanto está em repouso. Na medida que nos exercitamos, aumentamos os METs de acordo com o aumento frequência cardíaca e do gasto energético.

Para saber quanto você gasta em uma atividade física basta multiplicar o seu peso pelo MET e pelo tempo gasto praticando a atividade em horas. Por exemplo: O MET de pular corda rápido é 12. Uma pessoa de 70kg gasta 840 calorias por hora pulando corda, se forem 20 minutos, são 280 kcal.
Com orientação do profissional de Educação Física, você pode realizar as atividades que mais gosta, gastando calorias e ainda por cima controlando o peso e o Diabetes. Vamos começar a se movimentar desde já?



Em relação ao tipo de exercício, atualmente recomenda-se a realização do treinamento físico combinado: exercícios aeróbicos, como caminhar ou pedalar; e exercícios de força, como a musculação.  A combinação dos exercícios deve se dar preferencialmente na mesma sessão de treinamento e especial atenção tem de ser dada principalmente à organização dos exercícios de força. Sobre a intensidade dos exercícios, a intensidade moderada (caminhada em que não seja possível conversar, mas que não haja desconforto; e treinamento com pesos sem que se chegue à fadiga muscular) é suficiente para lhe trazer os melhores benefícios.


A prática de atividade física é benéfica e fundamental a todo ser humano, e muito mais para o portador de diabetes.
 

Cursos para profissionais para trabalhar Atividade Física e Saúde: 


Atividade Física e Envelhecimento
Atividade Física para Hipertensos
Atividade Física para Gestantes
Obesidade e Atividade Física
Prescrição de Exercícios para Renais Crônicos
Prescrição de Exercícios para portadores de HIV

👍 ---------> Informações


Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.