Header Ads

6 critérios para que um exercício seja considerado funcional




Treinamento Funcional é baseado na estimulação do corpo humano para que sejam melhoradas todas as qualidades dos sistemas fisiológicos interdependentes, buscando enfatizar a transferência do condicionamento físico obtido através dos exercícios para um melhor desempenho em esportes e atividades da vida diária.

Durante a realização das atividades cotidianas, nos movemos livremente pelo espaço, utilizando movimentos funcionais integrados, multiplanares e que envolvem redução, estabilização, produção de força e liberdade de movimentos, não seguindo as restrições de uma máquina ou qualquer outro padrão motor restritivo. (Mark 2001).

Segundo Paul Check (2009), para que um exercício seja considerado funcional ele deve preencher seis critérios:
  1. Melhora de capacidade biomotora.
  2. Padrão de movimento comparado a reflexo (reflexos de endireitamento e equilíbrio).
  3. Manutenção do centro de gravidade sobre a base de suporte.
  4. Compatibilidade com programa motor generalizado.
  5. Compatibilidade de cadeia aberta e fechada.
  6. Isolamento para integração.

O Treinamento Funcional possui a característica de possibilitar um maior grau de liberdade de execução de movimentos, sendo que os exercícios realizados no TS integram e permitem a realização de exercícios de força e equilíbrio em um único formato dinâmico, exigindo muito do sistema nervoso permitindo a realização de qualquer movimento que o corpo humano consiga em todos os três planos e eixos de movimento, maximizando os efeitos do treinamento com o peso do corpo na busca da melhora das capacidades biomotoras do ser humano.

Tenha exercícios para montar dezenas de Treinos desta modalidade. Conheça o Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Citação no texto:

  • CHECK P. What Is Funcional Exercises. Disponível em http://www.personalpowertraining.net/articlewhat_is_funcional exercises _ pau.htm.


  • Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
    Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
    Trabalhe com Educação Física
    Segue no Instagram!
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    Nenhum comentário