Header Ads

Faça exercícios de Pliometria com segurança


O termo pliometria serve para descrever o método capaz de aplicar o que os fisiologistas chamam "ciclo estiramento-encurtamento". Tudo porque nossa musculatura conta com uma certa elasticidade – e, ao ser esticado, todo elástico volta rapidamente para sua posição original.

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em: saltos no lugar, saltos em progressão, saltos em profundidade e exercícios para os membros superiores. A intensidade pode ser modificada através da altura do salto, tipo de salto e altura de queda. Dentro destas quatro categorias existe uma variedade de exercícios que podem ser utilizados. É importante frisar que a pliometria não deve ser usada para se 'entrar em forma'", fazendo-se necessário uma fase adaptativa de força antes de adicioná-la ao programa de treinamento, principalmente para a realização de movimentos mais avançados.

Orientações para uma prática segura da pliometria:
  • Deve ser executada por alunos avançados, uma vez que requer força e coordenação muscular.
  • É importante aprender aterrissar antes de fazer pulos grandes, para que os músculos das pernas – e não os ligamentos dos joelhos – absorvam a carga.
  • Pratique sempre em solo firme.
  • Periodize o treino, pois a pliometria, embora muito eficiente, não deve ser realizada durante longo período devido sua alta intensidade e, por consequência, maiores riscos de lesão.
  • Nunca deixe de aquecer antes dos exercícios.
  • Mantenha a concentração. As atividades podem parecer fáceis e até divertidas, mas necessitam de foco como qualquer outra.
  • Atividades para membros inferiores os exercícios podem ser realizadas em progressão, unilateralmente ou nas duas pernas, com ou sem materiais.
  • Fazer alongamento depois da prática também está entre os cuidados com as articulações, assim como o aquecimento.
Os exercícios pliométricos ajudam a desenvolver ritmo, velocidade, força e até resistência muscular. A pliometria, usada corretamente para um propósito específico, pode ser um atributo valioso, bem como para o condicionamento geral e específico de todo seu programa esportivo.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário