Header Ads

8 benefícios da prática esportiva








Atividades físicas fazem bem para o corpo e para a mente. Isso não é nenhuma novidade.

 Um dos benefícios mais cobiçado por quem busca a prática de esportes é o bem estar com a imagem, a mudança do corpo. A atividade física proporciona modificações deixando o corpo mais forte, saudável e também conquistas proporcionadas pelo esporte dando maior confiança,  que interfere muito na autoestima do praticante.

Quem pratica esporte garante que: a atividade física é a inimiga número um da preguiça. Durante a prática, a atividade física se torna cansativa, porém, depois do seu término, o efeito é o inverso, sobra disposição para o trabalho e lazer. Durante qualquer atividade física o cérebro libera "endorfina", que é o hormônio responsável por diminuir o estresse, deixando o corpo mais relaxado.

Leia sobre outros benefícios da pratica de esportes.

1 – Faz bem para o corpo e mente

A prática esportiva tem o potencial de atingir o ser humano em sua totalidade, causando efeitos positivos no organismo, no aspecto físico e biológico do indivíduo e também para o âmbito mental e emocional.

2 – Aumenta a oxigenação do cérebro

Durante a execução do exercício físico, o organismo produz uma quantidade ainda maior de oxigênio para o cérebro. Isso ajuda a aprimorar as funções cognitivas e de raciocínio da pessoa.

3 – Estimula as atividades cognitivas

Quando se faz uma atividade esportiva, isso mobiliza uma série de capacidades e funções mentais, como agilidade, raciocínio rápido, pensamento lógico, percepção mais clara, reflexos mais rápidos, entre tantas outras.

4 – Aumenta o "colesterol bom" e diminui o "colesterol ruim"

É comprovado que fazer um esporte um pouco mais intenso e com uma certa frequência aumenta os índices de HDL ("colesterol bom") e diminui o LDL ("colesterol ruim").

Entre os benefícios da prática esportiva podemos citar um ganho na capacidade respiratória.

5 – Fortalece os ossos

A prática regular de atividades físicas auxilia na construção da massa óssea e no fortalecimento/manutenção da mesma.

6 – Melhora o sono

Quando se efetua atividades físicas, o corpo gasta mais energia e consegue, no horário adequado, ter um sono melhor.

7 – Fortifica os músculos

Os músculos são mobilizados no momento da prática esportiva, sendo um dos principais responsáveis pela movimentação do corpo. Um músculo forte e saudável garante uma melhor movimentação e menos cansaço.

8 – Aumento da capacidade cardio-respiratória

Você terá muito mais fôlego, uma capacidade pulmonar/respiratória maior. Além disso, o coração será capaz de bombear mais e melhor o sangue.

A prática de esportes proporciona um sono mais profundo e descansado, deixando o corpo mais relaxado e com disposição para o dia seguinte, mas o ideal é praticar atividades físicas pelo menos quatro horas antes de dormir, pois a elevação de temperatura do corpo pode atrapalhar o sono.



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.