Header Ads

Pilates na Resistência Muscular Localizada




Resistência muscular, ou endurance muscular, é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas durante tempo suficiente para causar fadiga muscular ou manter um percentual específico da contração voluntária máxima por um período prolongado.

Dicas de Cursos para Profissionais

Curso online de Pilates Avançado
Curso online de Pilates em Escoliose
Curso Suspension online - Curso de Pilates em Suspensão
Livros Digitais sobre Pilates
Curso MIT - Movimento Inteligente

Pode-se determinar fatores que influenciam diretamente no desempenho da resistência muscular localizada (R.M.L.) que são:

Força muscular: é a valência física básica para a vida. Sem ela não podemos realizar movimentos e conseqüentemente, não temos condições de desenvolver a R.M.L.

Numero de Capilares em funcionamento: quanto maior for o numero de capilares e quanto mais eles forem desenvolvidos, maior será a quantidade de sangue que ira irrigar os músculos, e conseqüentemente maior será a quantidade de oxigênio que chegara neles.

Reserva Energética do Músculo: O ATP é o substrato que fornece energia para que o músculo se contraia. Uma maior quantidade de ATP depositada no músculo melhora o desempenho inicial da realização do movimento.

Rápida Recuperação energética: a velocidade da resíntese do ADP em ATP melhora o desempenho do individuo pelo retardamento da instalação da fadiga.

Capacidade psicológica de aguentar esforços. Existem alguns testes clássicos de R.M.L. como: apoio de frente sobre o solo, abdominal e agachamento a 90º. Autores como Ribeiro, Fernandes Filho e Novaes (2002), realizaram estudos referentes a testes abdominais, motivados pela falta de pesquisas nesta área, onde constataram que o teste de flexão total de tronco não é o mais indicado para a obtenção da medida de força ou resistência abdominal, pois o músculo reto femoral atua significativamente para a flexão do tronco, mascarando a real força da musculatura abdominal, o que induz a realização de mais estudos e a validação de protocolos.

O método Pilates, é um treinamento físico que interage o corpo e a mente, restaura o corpo eliminando as dores musculares, amplia a capacidade de executar os movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. Trabalha o corpo como um todo, corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.

A técnica de Pilates pode ser de solo ou aparelhos. Ambos favorecem o trabalho dos músculos estabilizadores. Os exercícios envolvem uma larga possibilidade de movimentos, realizados de forma dinâmica e controlada, associada à respiração e uma postura correta.

O sistema básico inclui um programa de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo como um todo. Já no sistema intermediário-adiantado são introduzidos, gradualmente, exercícios de extensão do tronco, além de outros exercícios para o corpo todo, procurando melhorar a relação de equilíbrio agonista-antagonista, uma vez que o método Pilates preconiza a melhoria das relações musculares.

Assim sendo, os exercícios do Pilates trarão um aumento da resistência muscular localizada, facilitando assim a execução de movimentos por um tempo maior.
 
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais 
 
 


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário