Header Ads

3 exercícios de Isometria para melhorar condicionamento



A isometria é mais um recurso para o treinamento de força, para a musculação. Você pode fazer séries de isometria isoladamente ou junto com seus exercícios dinâmicos.


Grande parte do menu de treinamentos isométricos é baseado em se manter em posições estáticas. O sentar-se contra a parede é um exemplo clássico. O indivíduo senta-se contra uma parede e segura a posição por um determinado período de tempo. Quando isso acontece, os músculos da perna são estimulados sem que haja mudança no comprimento do músculo, ou seja, sem esticar e dobrar.

Para quem tem como principal objetivo o aumento da força muscular, os protocolos de treinamento se assemelham muito ao treino normal de musculação, a diferença está na repetição. Deve haver uma pausa de três a cinco segundos entre os exercícios.

Essas pausas, aliadas com o tempo de permanência durante as contrações e a quantidade de séries e repetições do exercícios, é que garantem o aumento real da força.

O fortalecimento muscular se dá mediante ao esforço no qual o músculo é submetido e a sobrecarga aplicada. Junte isso a uma combinação de séries e repetições, para assim atingir os níveis de força esperado.

Para a maioria de nós, essa combinação de isometria com exercícios dinâmicos traz maiores benefícios, deixa os treinos mais exigentes e talvez até queime mais calorias. E, em algumas situações, imediatamente após e por uma ou duas horas depois das séries isométricas mais puxadas, o músculo exercitado sofre um notável aumento de calibre.

Veja três exercícios para se trabalhar isometria

Ventral com movimentação de pernas 

Com a mão direita apoiada no chão, cotovelo direito estendido e braço esquerdo junto ao corpo. Contraia os oblíquos e eleve o quadril lentamente, colocando um pé de cada vez sobre uma cadeira ou banco – o último deverá ficar em cima do primeiro. Mantenha a posição por 60 segundos e faça 3 repetições de cada lado.

 Lateral com movimentação de quadril

Posicione-se em uma prancha simples, com antebraços apoiados no chão e barriga para baixo. Contraia o abdome, gire o quadril e coloque um pé sobre o outro, formando uma prancha lateral. Feito isso, mova o quadril lateralmente, aproximando-o do chão sem encostar. Retorne ao início e repita. Ao final da série, inverta o lado. Execute 3 séries de 10 a 15 repetições com ambos os lados.

 Na bola com extensão de perna

Apoie os antebraços no acessório e as pontas dos pés no chão, fazendo uma prancha ventral. Assim que encontrar equilíbrio, tire o pé direito do chão e mantenha a posição, sempre tomando cuidado para não compensar o peso na lombar. Faça 3 séries de 30 segundos.


Tenha 95 exercícios de pranchas e esfinges!

Neste breve guia ilustrado, você terá acesso a 95 exercícios de pranchas e esfinges, utilizados no tratamento, prevenção e fortalecimento da musculatura do core assim como do corpo todo.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário