Header Ads

Pilates como atividade física para quem tem Escoliose

Imagem inline 1


Quem tem problemas de coluna nem sempre pode praticar alguns exercícios físicos. Mas uma atividade recomendada é o Pilates, método de treinamento indicado para qualquer pessoa. O exercício pode ser praticado tanto por quem quer fortalecer a musculatura, tem sérios problemas de coluna ou até um atleta de alto nível. A técnica consegue, com seus equipamentos e atendimento personalizado, promover melhora em pacientes e aumentar a performance de esportistas.

Curso online específico de Pilates em Escolioses

Para a pessoa que tem escoliose, apesar de sabermos que o Pilates é uma alternativa, é preciso ter cuidado. A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral que pode ser causada por irritações nervosas, diferença no comprimento dos membros inferiores, contraturas musculares e, principalmente, por problemas posturais.

É importante todos os exercícios estimularem, igualmente, os dois lados do corpo auxiliam no tratamento e na prevenção da escoliose, como a natação, a ioga, o Pilates, a caminhada, a hidroginástica e, em alguns casos, a musculação.

Dicas para o dia-a-dia do praticante de atividade com escoliose:

- Atenção na postura em que você fica durante o seu trabalho, se ficar sentado, alinha-se, mantenha sua postura alinhada e de forma que não tencione os músculos, principalmente, cervicais e lombares;

- Tenha cuidado ao carregar pesos, levante os pesos de forma correta, e tente carregá-los divididos entre os lados, caso isso não seja possível reveze entre os ombros e/ou braços;

- Use calçados adequados no seu dia a dia e quando for realizar alguma atividade física use obrigatoriamente tênis;

- Sempre respeite as limitações do seu corpo, principalmente em caso de dores;

- Pratique atividade física e siga a orientação de um profissional qualificado, não tente fazer um treino ou tratamento sozinho, isso poderá ser muito prejudicial ao seu bem estar e saúde física de seu corpo.

Alguns exercícios de Pilates têm sido usados dentre os procedimentos de fisioterapia como fins terapêuticos, reeducação neuromuscular, atividade funcional e estabilização central. Entretanto, o critério de escolha das variáveis, como a posição do indivíduo e o posicionamento da mola, que modulam a sobrecarga dos exercícios no Pilates ainda vêm sendo realizados por meio de avaliações subjetivas.

O Pilates funciona como uma ferramenta poderosa para corrigir posturas anormais como a escoliose, por fornecer exercícios que trabalham o corpo em sua totalidade, permitindo não só a participação ativa do paciente, mas um treino gradativo que lhe permite conhecer seu próprio corpo em profundidade.

Conheça esse curso online específico de Pilates em Escolioses.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário