Header Ads

A arbitragem no Atletismo


http://testosterona.me/wp-content/uploads/2016/07/regras-atletismo.jpg

O árbitro (no Brasil também chamado de juiz) é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou esporte ao qual estão submetidos e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre. Geralmente os árbitros são designados/nomeados pelas organizações ou associações responsáveis pelas diferentes modalidades esportivas.

100 Atividades de Atletismo para as aulas
Numa competição internacional de atletismo (ex. Jogos Olímpicos) podem ser designados mais de duzentos Juízes de Atletismo, também designados por Árbitros, embora esta designação se confunda com uma função específica prevista na regra 125 das regras de competição da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Os Juízes de Atletismo cobrem as várias disciplinas no esporte (marcha, provas de pista, lançamentos, saltos, corta-mato/Cross-country, provas de estrada e de montanha), assim como algumas funções em áreas periféricas (ex. Câmara de Chamada, Secretariado Técnico).

Por exemplo numa prova de pista são necessários um ou dois Árbitros de Provas de Pista, Juízes de partida (também designados por starters), Auxiliares e Assistentes do Juiz de Partida, Fiscais, Juízes de Chegada, Controladores de Voltas, Juízes Cronometristas e Juízes de Photofinish.

Num salto em comprimento é necessário um Juiz-Chefe (por norma o que valida os ensaios com a bandeira branca ou os anula (bandeira vermelha), Juízes para a zona de queda (caixa de areia), dois secretários, Juiz Anemometrista, Juiz controlador do tempo de ensaio, etc.

Nas competições internacionais (ex. Campeonatos do Mundo ou Jogos Olímpicos) a grande maioria dos Juízes e os Árbitros são do próprio país organizador da competição, sendo apenas designado um conjunto muito restrito de Oficiais Internacionais devidamente certificados pela IAAF (ex. ITOs - Oficiais Técnicos Internacionais, Juiz Internacional de Photo-Finish ou Juízes Internacionais de Marcha), geralmente para funções de coordenação e/ou supervisão dos Juízes locais e com vista a garantir o rigoroso cumprimento das Regras de Competição e as determinações dos Delegados Técnicos e/ou da Entidade Organizadora, bem como um tratamento justo e imparcial de todos os atletas, independentemente da sua nacionalidade ou raça.





Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .