Header Ads

Treinamento funcional: sua corrida melhor e mais segura!






 https://dicaslabofit.files.wordpress.com/2014/02/post-1.jpg?w=700

Com o crescimento das corridas de ruas, percebemos também um aumento na busca por atividades complementares para melhorar a performance e prevenir possíveis lesões. Nesse contexto, o Treinamento Funcional tem sido a modalidade mais praticada, não só por corredores mas, em todo o meio
O Treinamento Funcional utiliza, por meio dos movimentos naturais do corpo, grande parte dos grupos musculares de uma só vez, não se concentrando em apenas uma musculatura de forma isolada. A prática, que deve ser específica para as necessidades e deficiências de cada indivíduo, visa desenvolver um corpo mais integrado e inteligente.
Na corrida, de forma geral, o foco deve ser o fortalecimento do CORE (músculos de sustentação do tronco). Uma atenção especial pode ser dedicada ainda aos estabilizadores do quadril, joelhos e tornozelos, pois se essas articulações estiverem em desarmonia poderão prejudicar o equilíbrio estático e dinâmico do atleta aumentando o risco de lesões. Em alguns casos, ainda, o trabalho de mobilidade e flexibilidade de parte da cadeia posterior do corpo como ísquios tibiais e panturrilhas podem, por exemplo, melhorar a largura da passada gerando uma maior economia de movimento e melhor eficiência.
O treino funcional é indicado para todas as pessoas, independentemente da experiência esportiva. Porém, como todas as atividades físicas, necessita de uma liberação médica e avaliação física. Para diagnóstico das necessidades e prescrição do método é importante o atleta buscar a orientação de um Profissional de Educação Física. Bons Treinos!



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.