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Educador físico lista dez dicas para prática da caminhada






 
Uso de roupas e acessórios adequados está entre recomendações (Foto: Reprodução/TV Globo) 

Para que os participantes tenham um bom desempenho durante a caminhada, o educador físico Flávio Veronezi listou dez dicas, que passam pela escolha correta das roupas e acessórios, do local e do horário.

Respeite seus limites
Respeitar os limites do corpo é uma orientação importante, principalmente, para os iniciantes. Veronezi recomenda que aqueles que querem começar a praticar a caminhada visitem especialistas. Segundo ele, o médico poderá avaliar se o futuro praticante está apto para iniciar a atividade. Já um educador físico poderá orientar sobre a quantidade e a intensidade do exercício. Segundo ele, o ideal é que a atividade seja feita de três a seis vezes por semana.

Escolha roupas e acessórios adequados
A escolha da roupa e do calçado adequados é fundamental para a prática da caminhada, de acordo com o educador físico. Para as vestimentas, prefira as mais leves e confortáveis. Já os tênis devem ter bom amortecimento e ser flexíveis. Veronezi também recomenda o uso de chapéu ou boné para proteger o rosto. Ele ainda ressalta que a meia é item obrigatório.

Observe o local da prática da caminhada
O educador físico afirma que é preciso observar o local em que será feita a caminhada. Ele recomenda, principalmente para os iniciantes, locais mais planos, com pisos mais regulares.

Não faça atividades em jejum
A prática da caminhada também deve estar aliada à boa alimentação. Flávio Veronezi afirma que fazer caminhada em jejum não é recomendável. Antes do início da atividade, evite alimentação pesada e prefira itens leves e saudáveis.

Hidrate-se bem
Os cuidados com a hidratação também são imprescindíveis durante a prática de atividades físicas. Além da água, o isotônico também pode ser ingerido em caminhadas mais longas, com mais de uma hora de duração.

Alongue-se
O educador físico orienta que o praticante de caminhada se alongue, especialmente, ao fim da atividade. Segundo ele, além de alongar, este tipo de exercício ajuda a relaxar os músculos.

Preste atenção na respiração
A companhia de um amigo pode ser um estímulo para a caminhada. Entretanto, Veronezi orienta que não se converse muito durante a prática da atividade. Segundo ele, a conversa excessiva pode interferir no fluxo respiratório.

Evite o sol forte
A prática da caminhada deve ser realizada em horários em que o clima está mais fresco. Para evitar o sol forte e o calor intenso, deve-se evitar caminhar entre as 10h e as 15h.

Mantenha a postura correta
Durante a caminhada, também é importante prestar atenção na postura. O educador físico orienta que a cabeça esteja sempre ereta, com o olhar direcionado para o horizonte. Outra dica é manter as mãos livres.

Deixe o celular um pouco de lado
Atualmente, muitas pessoas não desgrudam do celular nem na hora de se exercitar. Flávio Veronezi alerta que o uso do smartphones durante a caminhada pode afetar a postura, já que os praticantes precisam curvar o pescoço e abaixar a cabeça na hora de mandar uma mensagem, por exemplo. Ele indica que, no momento da caminhada, o celular seja usado como player de música. Segundo o educador físico, a música pode ajudar a motivar e a manter o ritmo da caminhada.
Fonte: G1 - Minas Gerais



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