Caimbras e Hidroginástica: previna-se e aproveite o exercício
Essa sugestão de tema foi dada por uma seguidora do Twitter. Ela propôs e achei interessante falar sobre caimbra/cãibra na Hidroginástica.
Quando aparece esse esforço diferente do habitual na hidroginástica, há uma tendência que a caimbra apareça no meio de uma aula. Entende-se como hidroginástica sendo um programa de condicionamento, desenvolvido na água, que inclui exercícios do tipo aeróbios e exercícios para o desenvolvimento da resistência muscular localizada, força muscular e flexibilidade. Porém, a caimbra não aparece só no meio de uma aula: ela também pode ocorrer em um momento de relaxamento, normalmente à noite, após uma intensa atividade física. Confira algumas causas:
- Atividade física vigorosa (durante ou após o esforço)
- Desidratação
- Alterações hidreletrolíticas (perda de cálcio e magnésio)
- Falta de sódio
- Fratura ou stress ósseo (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente)
- Alterações metabólicas (diabetes, hipotireoidismo, anemia, alcoolismo e hipoglicemia)
- Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor ou doenças primárias dos músculos (miopatias)
- Insuficiência venosa e varizes nas pernas
- Longos períodos de inatividade
- Deficiência de vitaminas (principalmente B1, B5 e B6)
- Algumas drogas (diuréticos, antihipertensivos, etc)
Há algumas precauções que podem ser tomadas, como a ingestão de água de coco ou uma banana antes da prática de exercícios, para minimizar deficiências de potássio no organismo. Porém, quando ela se manifesta devido a utilização prolongada de um determinado músculo ou grupo de músculos, o melhor método de se aliviar a contração dolorosa é estender o músculo (geralmente fazendo o movimento contrário do que a cãimbra está puxando).
Um exemplo: se for na panturrilha, apoiar o pé na parede ou ter alguém empurrando os dedos em direção aos joelhos, para tentar alongar o músculo. Massagear ou friccionar firmemente a região algumas vezes também ajuda.
Não é porque a Hidroginástica é considerada uma atividade "leve" que as caimbras são impossíveis de acontecer, até porque é um limite pessoal. Exercite-se com moderação que as caimbras serão evitadas, não só na Hidroginástica como em qualquer outra atividade.
Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment