Header Ads

Atividade física e postura correta previnem dores na coluna

http://revistavivasaude.uol.com.br/upload/imagens_upload/esporte.jpg

Em um planeta cada vez mais dinâmico, com tantos afazeres e responsabilidades, parece mesmo que, em muitas situações, carregamos o mundo nas costas. Infelizmente, o termo não é apenas uma metáfora. Esse hábito acaba, literalmente, sobrecarregando a coluna vertebral e ocasionando diversos problemas. Porém, com a orientação correta e exercícios físicos, é possível prevenir as dores.

As doenças mais frequentes são hérnia de disco, protrusão, dor ciática, espondilolistese, lombalgia e escoliose. Por isso, a prevenção é o melhor remédio para as dores nas costas. Uma atividade física bem orientada, que envolva exercícios para melhora da flexibilidade, correção postural, fortalecimento muscular global e com foco na estabilização vertebral, visa a proteção da coluna e o fortalecimento da musculatura que a envolve, tendo como consequências a melhora na postura, o alívio de dores e melhor qualidade de vida.

Os exercícios mais indicados são Pilates, acompanhado por um fisioterapeuta, ou a musculação sob a orientação de um profissional de Educação Física. Exercícios com extensão e rotação do tronco devem ser evitados. E vale ressaltar que a pessoa não deve negligenciar as dores e os problemas da coluna mesmo que sejam temporários ou decorrentes de algum trauma temporário, como um mau jeito. O primeiro passo é consultar um ortopedista ou um fisioterapeuta para determinar o melhor tratamento a ser realizado.

As principais causas desses problemas envolvendo quadril, ombros e joelhos, mas especialmente a coluna, estão o sedentarismo, a má postura, a sobrecarga durante as atividades do dia a dia, traumas e, ainda, fatores genéticos. Essas situações favorecem o surgimento de dores em vários pontos das costas e, muitas vezes, são irradiadas aos membros superiores e inferiores. No entanto, todos esses transtornos podem ser prevenidos com exercícios físicos que fortaleçam os músculos da coluna e mantendo cuidados com a postura nas atividades cotidianas.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .