Header Ads

Step: saiba como é esta aula



O step é uma das modalidades mais procuradas nas academias e ginásios. Melhorar a forma física, perder peso e desenvolver a coordenação motora são alguns dos objectivos de quem procura uma modalidade cheia de ritmo e energia. 

O step inclui-se no grupo das modalidades que desenvolvem a resistência cardiovascular. Trata-se de uma alternativa interessante à aeróbica, com a qual apresenta algumas semelhanças. Pratica-se com a ajuda de um pequeno banco, cuja altura varia consoante a resistência do praticante, sobre o qual são executados os exercícios. A este banco dá-se o nome de bench-step, step-training ou bench-fitness. 



A história 
O step, tal como a aeróbica e muitas outras disciplinas de fitness teve origem nos Estados Unidos. Gin Miller, ex-ginasta e professora de aeróbica foi obrigada, na sequência de uma lesão nos ligamentos do joelho, a seguir um programa de fisioterapia e reforço dos membros inferiores que consistia em subir e descer escadas. Gin pensou então em adaptar estes movimentos às sua aulas de aeróbica. Nascia assim o step. Posteriormente, a empresa Reebok pegou no trabalho de Gin Miller e com a ajuda de uma equipa de médicos, investigadores e especialistas em motricidade desenvolveu o banco de step tal como hoje é conhecido. 

A técnica 
O step pratica-se subindo e descendo o banco de step e executando simultaneamente movimentos de braços, com ou sem halteres. À medida que a resistência do praticante aumenta, a plataforma de step é subida e as coreografias e ritmo das aulas tornam-se mais complexos e ritmados. O step é uma disciplina cardiovascular muito intensa, que implica um progressivo aumento da capacidade cardiovascular e respiratória. É por conseguinte uma das atividades ideais para quem pretende perder peso. 

Por sua vez, o movimento de subir e desce do banco de step fortalece e tonifica os músculos das coxas (quadríceps e ísquions) e das nádegas (glúteos), sendo assim particularmente indicado para as mulheres que tenham tendência a acumular gordura localizada nesta zona. 

A subida e descida da plataforma deve ser próxima, pois não deve-se inclinar o corpo à frente neste movimento. 







Esta é a distância que NÃO DEVE-SE TER da plataforma. 



Na sua aula de Step, você pode combinar, usando-o como estratégia para exercícios localizados também. 

Como treinar em segurança 

Segundo os especialistas, a grande vantagem do step reside no fato de se poderem manter ritmos cardíacos elevados, com exercícios de elevada intensidade, sem riscos de traumatismo por repetição do impacto no solo, uma vez que, ao contrário da aeróbica de alto-impacto, não são executadas séries de saltos repetitivos de alto impacto sobre as articulações do joelho e tornozelo. No entanto, a prática incorreta do step pode também trazer riscos. Para isso devem executar-se todos os movimentos com correção:

mantendo sempre os joelhos fletidos, o que amortece o impacto no step (nunca os estique com violência!); 
pousando o pé com segurança no banco (nunca na ponta!); 
mantendo o seu ritmo (utilize o banco à altura mínima se acabou de começar); 
aquecendo e fazendo sempre alongamentos antes e depois da aula; 

Outros cuidados básicos passam, como em qualquer desporto, pela utilização do calçado adequado (no step é importante utilizar um bom tênis de fitness com reforço no calcanhar), monitorizar o ritmo cardíaco e beber bastante água para não desidratar – uma garrafinha com água é obrigatória, leve-a sempre consigo! 

Equipamento 

O equipamento para a prática do step não envolve grandes investimentos por parte do praticante. Cabe a academia garantir as condições básicas para uma prática segura. 



Esta máquina é o FITSTEP, também presente nas academias que desenvolve os mesmos benefícios cardiovasculares e localizados, porém não existe risco de torção de joelho, entorse de tornozelos, muito comuns em aulas coreografadas. 

Para o praticante: 

Tênis de fitness com amortecimento no calcanhar 

Maiô ou calções e t-shirt de algodão 

Meias de algodão confortáveis (também existem modelos especialmente desenhados para as atividades de fitness 

Garrafa de água mineral 

Uma toalha de algodão 


Fonte: Net Feminina


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário