Header Ads

Dores no joelho em praticantes de atividade física

http://s2.glbimg.com/LXApXeyCHAfg8W0Z8BQHmNIrXBvyQSqufA2JwnMlogubJUZ9INclXo4O9i-Mdub_4IPdfA8JMeySDAOf8CBHow==/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2012/11/30/dor-no-joelho.jpg

É dificil encontrar uma pessoa que nunca tenha sentido, após uma atividade física mais vigorosa ou depois de um período de treino itenso, dor no joelho.

Uma das dores mais comuns para praticantes de atividade física, o aparecimento dela tem várias causas. As causas do surgimento são, geralmente, desequilíbrio muscular, falta de alongamento, muito impacto, sobrecarga e aumento da intensidade de treino, erros posturais e doenças reumatológicas e deformidades ortopédicas. Está associada ao tempo (duração longa) e velocidade das atividades, logo a tendência é que ela apareç em momentos de maior intensidade de treino.

Porém, mesmo com uma probabilidade alta dessas dores aparecerem, há alguns atos e dicas que podem ser seguidos para retardar ou aliviar os sintomas mais chatos desse "problema".

Vamos as dicas:

- Alongamento antes e depois de cada treino e prova

- Musculação para fortalecer os músculos

- Correções de vícios e postura

- Treinar corretamente, sem exageros

- Usar tênis adequado para cada pisada.

Quando a dor está instalada, ignorá-la porque não incomoda tanto não é uma saída. Embora raramente essas lesões sejam graves a ponto de necessitar de tratamento cirúrgico, elas podem ser desconfortáveis e afastar a pessoa da atividade física. A melhor forma de tratar é procurar um ortopedista e ir ao fisioterapeuta. Alongamento, gelo e descanso são recomendados e a volta às pistas deve ser aos poucos.

Acredito que uma das melhores maneiras que se tem de combater esse problema é o fortalecimento adequado da região muscular dos joelhos. Fazendo esse fortalecimento e seguindo orientações de um profissional qualificado, dificilmente essas dores persistirão!

Até a próxima!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .