Header Ads

Atenção com os exageros na academia



Fazer exercícios frequentes é altamente recomendável à saúde. Porém, a busca excessiva pelo "corpo perfeito", exagerando na quantidade e nas cargas dos exercícios, pode gerar consequências irreparáveis para o organismo.

Uma das principais doenças que surgem, nesses casos, é a condromalácia patelar, conhecida também como dor fêmuro-patelar. O mal, que acomete, principalmente, mulheres entre 15 e 35 anos, que frequentam diariamente a academia, consiste em uma patologia degenerativa da cartilagem patelar (patela é um dos ossos do joelho). Trata-se de uma espécie de amolecimento dessa cartilagem pelo atrito incorreto contra os côndilos do fêmur (tróclea), que são os "encaixes" desse osso com a articulação do joelho.

Os primeiros sintomas são desconforto e dor ao redor ou atrás da patela. Aqueles "estalos", ou crepitações, que se escutam ao dobrar ou estender os joelhos também são sinais de desgaste na cartilagem. Outros sintomas são: dores na região retropatelar (atrás da patela), especialmente, em subidas ou durante longos percursos de bicicleta, com pedaladas lentas; ao subir e descer escadas; em atividades prolongadas, após ficar muito tempo com os joelhos flexionados e ao agachar-se.

O tratamento deve ser continuado, na maioria dos casos, com remédios e fisioterapia, até que desapareçam todos esses sintomas. As lesões ainda podem ocorrer durante aulas de dança ou exercícios físicos que exijam um esforço acima da média dos músculos localizados nos joelhos.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .