Header Ads

Exercício físico deve ser um hábito prazeroso e divertido


Resultado de imagem para treino idade

Praticar atividade física regularmente não é importante apenas para queimar calorias e trazer benefícios para a saúde, mas também para proporcionar momentos de prazer e diversão.

Está difícil se manter focado na prática esportiva? Existem vários fatores que podem levar a isso, desde cansaço físico, lesões, falta de praticidade ou preguiça mesmo.

Mas já parou pra pensar que a sua modalidade pode não estar sendo um fator predominante para que você siga firme? Já pensou em mudar o que está fazendo?
 
Para tornar o exercício prazeroso, uma boa dica é praticá-lo em locais agradáveis, como um parque, por exemplo. Fora isso, ouvir música também ajuda a melhorar a atividade e, com o passar o tempo, a pessoa acaba descobrindo o prazer em se exercitar.

Algumas opções diferentes

Uma opção de exercício divertido é com o patins de "canguru", que absorve até 80% do impacto da atividade física - é uma aula que combina movimentos coreografados da aeróbica com a corrida.
O uso do sapato, além de proteger as articulações, garante rápida queima de gordura, melhora o sistema cardiovascular, estimula o ganho de massa óssea e muscular e reduz o tempo de recuperação pós-lesão ou cirurgia. Fora isso, esse exercício estimula também o sistema linfático, aumentando de 12% a 18% a absorção de oxigênio.

Existe também um treinamento funcional que prepara a pessoa para atividades que exigem concentração e equilíbrio. A aula é realizada em formato de circuito, onde cada estação possui um acessório diferente. O treinamento pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer idade, e trabalha pernas, abdômen e a consciência corporal.

Um simples objeto pode também auxiliar na prática de atividade física, como o pneu de trator. A ideia é que quatro pessoas, duas de cada lado, empurrem o pneu umas para as outras usando a força dos braços. Esse exercício trabalha também os músculos das pernas e consegue eliminar até 500 calorias em 30 minutos, dependendo da intensidade.

O mesmo grupo de 4 pessoas pode utilizar também uma corda para se exercitar. Nesse caso, eles seguram a corda e fazem movimento de ondas. Eles podem também sentar e levar a corda de um lado para o outro, utilizando apenas o tronco. Esses exercícios, além de trabalharem a musculatura dos braços, trabalham também o abdômen e queimam até 400 calorias em 30 minutos.

Em Dupla

Fazer uma atividade física em dupla pode ser uma boa alternativa para driblar o desânimo inicial, que muita vezes toma conta de quem pensa em praticar um esporte. Os dois parceiros estimulam um ao outro a deixar de lado a preguiça e a investir no bem-estar e na saúde.
O corpo libera substâncias que nos dão sensações de prazer durante as atividades físicas Foto: Fotolia 
 
A atividade física deveria estar presente na vida de todos, ajudando principalmente a eliminar hábitos pouco saudáveis, como o tabagismo, pois fazendo atividades diárias, o nosso corpo libera substâncias que nos dão sensação de prazer.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .