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O que é frequencímetro?





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre O que é frequencímetro?. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

O frequencímetro, ou monitor cardíaco, é um aparelho usado para medir os batimentos cardíacos de uma pessoa. Em qualquer modalidade, seu uso é de extrema importância, porque com ele conseguimos fazer um acompanhamento das variações da freqüência cardíaca durante o repouso, os picos de exercícios até a volta à calma.

Desta forma a atividade é realizada dentro de uma zona de maior segurança para o praticante. Vale lembrar que, mesmo com o monitor, o aluno deve estar atento aos sinais do seu corpo. Afinal, o indicador mais confiável é a nossa própria percepção em relação ao esforço. Em segundo lugar, o frequencímetro.

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Para fazer esse controle existem diversas fórmulas de cálculo da freqüência cardíaca, sendo que uma bastante usada é a de Tanaka (freqüência cardíaca máxima = 208 – 0,7 x idade). A partir do valor encontrado, é possível analisar a faixa de trabalho que devemos manter, de acordo com a prescrição de um profissional para o objetivo traçado. Por exemplo: para um trabalho aeróbico com queima de gorduras, a recomendação é manter a freqüência cardíaca entre 55 e 75% da freqüência cardíaca máxima (conhecida como "zone fat burn").

Os monitores são bastante úteis especialmente durante as atividades aeróbicas. Para ter ideia, além da freqüência cardíaca, alguns medem quanto tempo o aluno se manteve na faixa prescrita ou a quantidade de calorias gastas. Há também aqueles que possuem um sistema que nos permite passar o treino para o computador em forma de gráfico, o que dá suporte para novas prescrições.

Na musculação uma boa pedida é usar o frequencímetro para calcular o tempo de repouso entre uma série e outra. Ou seja: se o aluno inicia o exercício com a freqüência cardíaca em 100 batimentos por minuto (bpm) e chega a 150 bpm ao realizar o movimento, durante o descanso pode usar o monitor para observar quando se aproxima novamente dos 100 bpm – aí é hora de fazer outra série. Outra ótima ideia é utilizar o aparelho enquanto faz treino em forma de circuito. Isso porque fica mais fácil evitar que a freqüência cardíaca caia, permanecendo, assim, na zona alvo de exercício.

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