Header Ads

O que é frequencímetro?

O frequencímetro, ou monitor cardíaco, é um aparelho usado para medir os batimentos cardíacos de uma pessoa. Em qualquer modalidade, seu uso é de extrema importância, porque com ele conseguimos fazer um acompanhamento das variações da freqüência cardíaca durante o repouso, os picos de exercícios até a volta à calma.

Desta forma a atividade é realizada dentro de uma zona de maior segurança para o praticante. Vale lembrar que, mesmo com o monitor, o aluno deve estar atento aos sinais do seu corpo. Afinal, o indicador mais confiável é a nossa própria percepção em relação ao esforço. Em segundo lugar, o frequencímetro.

http://www.comprafacil.com.br/images/400/243146_0000_400.jpg

Para fazer esse controle existem diversas fórmulas de cálculo da freqüência cardíaca, sendo que uma bastante usada é a de Tanaka (freqüência cardíaca máxima = 208 – 0,7 x idade). A partir do valor encontrado, é possível analisar a faixa de trabalho que devemos manter, de acordo com a prescrição de um profissional para o objetivo traçado. Por exemplo: para um trabalho aeróbico com queima de gorduras, a recomendação é manter a freqüência cardíaca entre 55 e 75% da freqüência cardíaca máxima (conhecida como "zone fat burn").

Os monitores são bastante úteis especialmente durante as atividades aeróbicas. Para ter ideia, além da freqüência cardíaca, alguns medem quanto tempo o aluno se manteve na faixa prescrita ou a quantidade de calorias gastas. Há também aqueles que possuem um sistema que nos permite passar o treino para o computador em forma de gráfico, o que dá suporte para novas prescrições.

Na musculação uma boa pedida é usar o frequencímetro para calcular o tempo de repouso entre uma série e outra. Ou seja: se o aluno inicia o exercício com a freqüência cardíaca em 100 batimentos por minuto (bpm) e chega a 150 bpm ao realizar o movimento, durante o descanso pode usar o monitor para observar quando se aproxima novamente dos 100 bpm – aí é hora de fazer outra série. Outra ótima ideia é utilizar o aparelho enquanto faz treino em forma de circuito. Isso porque fica mais fácil evitar que a freqüência cardíaca caia, permanecendo, assim, na zona alvo de exercício.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário