Header Ads

A Educação Física, a Sociedade e o Bullying


Bullying é qualquer tipo de preconceito, seja ele, visual, falado, físico ou psicológico, que visa o divertimento do agressor e o descrédito dos valores ético-morais do agredido. É
qualquer tipo de apelido, de representação de superioridade ou agressão, mesmo que ambos, agressor e agredido, considerem estes eventos mera brincadeira.
Pode ocorrer em diversas esferas da sociedade como: nas comunidades, em escolas, cinemas, universidades, no âmbito familiar, em rodas de amigos, nos esportes, nas boates, nos meios de comunicação em massa, como por exemplo, Orkut e MSN.

O preconceito na sociedade

Goffman (1988) e Perfeito (2011) muito dizem sobre o preconceito na sociedade. Indivíduos com necessidades especiais auditivas, visuais, físicas, mentais, sociais entre outros, são a todo o momento vítimas do preconceito, seja esse falado indiretamente ou diretamente, através de olhares, conversas as escondidas, agressões etc. Estes preconceitos acabam por trazer descrédito para a pessoa estigmatizada, atribuindo-lhe o status de pessoa inferiorizada, incapacitada e muitas vezes, infeliz com sua vida social. Isto traz conseqüências trágicas para aquele que sofre o preconceito e também para a sociedade. É muito comum que o estigmatizado, ou seja, aquele que sofre preconceito e cria um estigma ou sinal de descredibilidade, tenha vontade de se vingar daquele que o faz sofrer. Podemos verificar estes episódios de vingança ao constatar homicídios em lugares públicos ou escolas, onde o ator deste evento é uma pessoa que foi maltratada por grande tempo em tal local social. Existem ainda os casos em que o indivíduo sofre calado e ao não agüentar mais tanta impunidade acaba por se suicidar, pensando este, ser a estratégia mais eficiente para se livrar do fardo causado pelo preconceito.

Segundo reflexões de Perfeito (2011) cada preconceito tem seus termos específicos como: aleijado, retardado, quatro olhos, ceguinha, bichinha, sapatão, baleia, caveirinha, nerd.
Estes são usados como metáforas, não sendo necessariamente um indivíduo portador de deficiências visuais especiais chamado de ceguinho. Devido a estes preconceitos que são sofridos diariamente, o estigmatizado acaba por acreditar que é rebaixado e absorve como suas, as crenças e pensamentos inferiorizados de sua pessoa.

Continue lendo

Rodrigo Silva Perfeito

Graduado em Educação Física - Licenciatura - UERJ

Publicado em Revista EFDesportes (Revista de Educação Física da Argentina)




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário