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Benefícios e Cuidados no Treino Hiit








HIIT é um treino que envolve alta intensidade respiratória, exercícios anaeróbicos seguidos por breves períodos de exercícios aeróbicos de intensidade muito alta. O ponto alto desse tipo de exercício é a curta duração. Enquanto nos programas convencionais as pessoas costumam se exercitar por cerca de 45 minutos a 1h com intensidade de moderada a baixa, no HIIT, 20 minutos em alta intensidade são suficientes.

Claro que praticar qualquer tipo de exercício traz benefícios à saúde, mas o treino intervalado tem alguns diferenciais quando falamos de queima de gordura.

Veja os principais benefícios da prática do treino hiit:

Maior Quantidade de Gordura Eliminada

A prática de treino hiit faz com que o corpo queime gordura até 48 horas após o treino e mesmo que você esteja descansando. Esse é sem dúvida o motivo que leva as pessoas praticarem esse tipo de treinamento.

Resultados Em Menor Tempo De Prática

Os exercícios de treino hiit são feitos em apenas poucos minutos (12 a 21min) e a prática diária levará a tonificação da musculatura e queima de gordura acelerada se forem praticados todos os dias ou, por exemplo, de 4 a 5x por semana, não mais do que isso. Você precisa descansar seu corpo por, pelo menos, 2 dias na semana.

Exercícios Mais Dinâmicos

Diferente dos exercícios aeróbicos da academia que são repetitivos e muito enfadonhos, quando você pratica o treino hiit, poderá diversificar os exercícios diariamente e trabalhar músculos diferentes a cada prática. Isso deixa o treino menos cansativo e muito mais prazeroso.

Melhora Do Sistema Respiratório E Cardiovascular

Os exercícios levam o corpo à exaustão. Assim, a respiração e os batimentos cardíacos são potencializados deixando o organismo mais resistente até mesmo para praticar exercícios aeróbicos mais longos.

Mais benefícios do treino HIIT

  • Melhora da aptidão física;
  • Melhora da composição corporal;
  • Ganhos com sessões não muito longas;
  • Eficácia para o emagrecimento;
  • Redução significativa da gordura subcutânea;
  • Queima da gordura visceral;
  • Tratamento para Síndromes Metabólicas;
  • Redução da hipertensão arterial;
  • Auxilia no tratamento de doenças cardíacas;
  • Pode melhorar o aumento da força;
  • Pode incentivar o ganho de massa magra.
O principal objetivo desse método de treinamento é melhorar o condicionamento físico e aumentar o gasto energético. O HIIT é um exercício com um potencial muito grande para melhorar a aptidão física

O HIIT é muito usado por quem quer emagrecer por conta de estudos na área que teriam demonstrado que ele reduz gordura, principalmente abdominal. "Isso fez com que o método ficasse famoso e rotulado como 'o melhor para emagrecer'. Mas, atualmente, temos evidências que essa diferença parece não existir ou não ser tão impactante quanto parecia. O tema é polêmico e, por isso, ainda precisamos de mais estudos a respeito.

Pessoas com doenças crônicas não controladas, como asma, cardiopatias e artrose, ou com lesões, como como fratura por estresse, não são orientadas a iniciar esse tipo de atividade intensa.

A gente pode controlar a intensidade do HIIT a partir de variáveis psicofisiológicas, como frequência cardíaca, consumo de oxigênio e percepção subjetiva de esforço, e a partir de variáveis mecânicas, como a velocidade ou potência associadas ao consumo máximo de oxigênio", explica o educador físico.


Porém, é errado achar que, para ser HIIT, a pessoa tem que ir até o seu limite, fazendo os esforços na maior intensidade, velocidade e ritmo que ela conseguir. É por causa desses erros conceituais que algumas acabam passando mal ao realizarem o treino HIIT.

A prática de treino hiit deve ser feita apenas por pessoas que já possuem uma certa experiência com exercícios aeróbicos e que estão acostumadas a se exercitar de alguma forma.

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